Trânsito de RC: homens em moto são as principais vítimas

A Semana Nacional do Trânsito é comemorada todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro. Neste período a campanha busca mais do que nunca levar reflexão e conscientização para quem está nas ruas seja como motorista ou como pedestre.

Dados do Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito (Infosiga) apontam que de janeiro a julho deste ano Rio Claro registrou 14 mortes no trânsito. Este número é 27% maior se comparado com o mesmo período do ano passado onde foram registradas 11 mortes.

Já o total de acidentes acumulados nos sete primeiros meses caiu 17,04% em relação ao mesmo período de 2023. Neste ano foram 404 contra 487 do ano passado, apontam os dados.

Em relação às 14 mortes, 57% ocorreram com motociclistas sendo que 43% eram do sexo masculino e 14% do sexo feminino. Depois aparecem os pedestres que correspondem a 29%. Caminhões e automóveis correspondem a 7% cada. A faixa etária mais atingida fica entre 20 e 24 anos.

O Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito também aponta que as ocorrências são registradas em maior número nas noites de sexta-feira e noite de domingo.

No estado de SP

No acumulado de janeiro a julho em todo o estado de São Paulo o Infosiga aponta que 3.554 pessoas morreram no trânsito. Deste número os motociclistas somam 1.487, os pedestres 829, ocupantes de automóveis 772 e ciclistas 257.

Semana do Trânsito

Com o tema “Paz no trânsito começa por você”, a mensagem educativa proposta para esse ano visa conscientizar a população sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito. O foco é mobilizar a sociedade para adotar comportamentos que promovam um trânsito mais pacífico, consciente e seguro.

As principais ações estão alinhadas ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), destacando a proteção dos mais vulneráveis, o acalmamento do tráfego, a acessibilidade e a sustentabilidade. Essas são as bases para as atividades promovidas ao longo da semana, reforçando a importância de um trânsito mais humano e seguro.

Vlada Santis: