Ednéia Silva
A primeira fase do vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista) realizada no último domingo (15) em 31 cidades teve índice de ausências de 8,3%. Dos 103.694 candidatos inscritos para fazer o exame, 8.623 faltaram. A frequência foi de 91,7%, o que representa 95.071 estudantes.
O índice de ausências em Rio Claro é similar: 8,1%. De acordo com a assessoria de imprensa da Vunesp, dos 2.521 candidatos inscritos, compareceram 2.317 ou 91,9% e faltaram 204. Os estudantes fizeram as provas no campus da Unesp e também na Escola Técnica Estadual “Prof. Armando Bayeux da Silva”. O coordenador do vestibular da Unesp em Rio Claro, professor Antonio Carlos Simões Pião, informou que não foram registrados incidentes no município.
Na primeira fase, os candidatos respondem a 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 de linguagens, 30 de ciências humanas e 30 de ciências da natureza. Professores que avaliaram a prova disseram que não houve surpresas, mas que o exame foi denso. Assim como anos anos anteriores, a Unesp priorizou questões ligadas a atualidades, como corrupção e o atentado ao jornal francês Charles Hebdo.
O caderno de provas e o gabarito foram divulgados ainda no domingo e podem ser consultados na página da Vunesp na internet: www.vunesp.com.br. Os candidatos devem acessar o aplicativo de consulta individual para saber as suas versões do exame. O resultado e a lista de convocados da primeira fase serão divulgados em 2 de dezembro. As provas da segunda fase serão aplicadas nos dias 13 e 14 de dezembro.