Divulgação
Representantes dos produtores rurais do bairro Sitinho, moradores do Distrito de Assistência, do Sindicato Rural e Usina Iracema reuniram-se nessa sexta-feira, 29, com o prefeito Du Altimari, em busca de uma solução para recuperar a ponte sobre o Rio Corumbataí que liga o distrito ao bairro. O madeiramento da ponte foi arrastado pela forte correnteza formada pelas chuvas intensas que caíram em toda a região em dezembro e janeiro, com impacto também na zona urbana.
Durante o encontro, foi definida a realização de um mutirão, como sugeriu o prefeito Du Altimari, diante da disposição de todos os envolvidos em participar, com o governo municipal para recuperação da ponte. Segundo o prefeito, a união verificada permite convergir para o entendimento, e o primeiro passo é realizar um diagnóstico da situação atual da ponte, com participação de equipe técnica da administração municipal. “Este é o ponto de partida para todas as ações que virão na sequência”, afirmou.
O presidente do Sindicato Rural local, Ricardo José Schmidt, expôs a preocupação dos produtores com a recuperação da ponte e adiantou que os próprios produtores já tomaram a iniciativa de resgatar pelo menos nove das 16 vigas levadas pela correnteza. “Também já recuperamos 90% das vigotas”, informou o dirigente, que recebeu aval do secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura, Carlos Alberto Teixeira De Lucca. “O pessoal está demonstrando determinação, disposição ao diálogo, preocupação com o bem comum”, observou o secretário. Os serviços previstos terão a retaguarda da Usina Iracema, representada na reunião por seu encarregado de relação com os fornecedores, Ricardo Candiotto. “Podemos e vamos ajudar, temos muitos fornecedores naquela área servida pela ponte e estaremos participando das ações”, disse. O empresário José Antonio Sequinato, que produz plantas nativas para reflorestamento, também adiantou que estará envolvido no mutirão.