Valdira Guimarães Augusto
Assim como o pássaro lendário da mitologia grega, a Fênix, símbolo de força e renascimento, a escola de samba Unidos da Vila Alemã (UVA) tem como ideal para este Carnaval superar as dificuldades e vencer os desafios. E é a partir do tema-enredo “No Tempo de Deus”, de autoria de Emerson Augusto e Jeferson Zanotti, que a agremiação pretende mostrar a sua força na Passarela do Samba. Para isso, a escola vem se preparando desde outubro do ano passado e conta com 90% das fantasias prontas, afirma o presidente Jeferson Zanotti. Inclusive, ele destaca que a entrega das mesmas está marcada para o dia 11 de fevereiro, às 19h, na antiga Estação Ferroviária.
O presidente comenta que a Verde e Branco contará com 14 alas, incluindo bateria e baianas. As alas comercializadas serão nove, sendo um total de aproximadamente 600 fantasias. E o diferencial deste ano é que a escola conta com uma parceria firmada junto ao carnavalesco Júnior Izzi, ex-presidente da extinta Pavão de Ouro.
“A confecção das fantasias acontece no ateliê de Júnior Izzi, um dos maiores e mais famosos carnavalescos do interior paulista. Aliás, o grande empenho dele e de toda a equipe vem resultando em fantasias maravilhosas que podem ser conferidas nas fotos, em nossos ensaios. Além do Júnior, é preciso destacar o supertalento do também carnavalesco Carlos Barbosa, o Kaká, que desenvolveu todos os protótipos da escola. Não posso deixar de destacar também o empenho da comunidade, que esteve dando suporte na confecção das fantasias e por isso hoje pode desfrutar essa grande conquista da tranquilidade das fantasias prontas”, analisa Zanotti.
E para quem quiser desfilar na agremiação basta comparecer aos ensaios de bateria às quintas-feiras e domingos, a partir das 19h, na Estação. O valor para o desfile é de R$ 40,00, que também dará direito a uma camiseta 2015 da UVA e o CD com o samba.
Sobre a confecção dos carros alegóricos, Zanotti aponta que há um pouco mais de dificuldade, pois dependem da 2ª parcela da verba do Carnaval. “Mas 50% estão prontos. Parte da ferragem e de esculturas praticamente 70%, restando a parte de madeiramento e decoração”, frisa o presidente, que comenta ainda que a escola terá quatro grandes carros e um tripé da comissão de frente.
“Os carros estão sendo coordenados por um grande profissional da cidade e de que tenho muito orgulho, o Richard Silva, que já trabalhou em várias escolas de Rio Claro. Junto com ele há duas equipes de Parintins, uma na ferragem liderada pelo Sr. Jaime, e outra nas esculturas, liderada pelo Japa. A UVA terá carros com muitas e grandes esculturas que certamente irão impressionar o público”, garante Zanotti.