Lucas Calore
A empresa Rápido SP, responsável pelo transporte coletivo de Rio Claro, implantou nos últimos dias um novo serviço para os usuários. Trata-se da venda de cartões unitários de passagens, comercializados por funcionários denominados “orientadores”, que ficam na própria Estação Ferroviária, devidamente uniformizados para melhor identificação dos clientes.
A intenção é facilitar o serviço para os passageiros e a venda do bilhete é feita diretamente com os orientadores. Dentro do ônibus, o usuário deposita o cartão em uma urna ao lado da roleta de passagem, que é liberada automaticamente.
Mudanças
Recentemente, houve uma reformulação na empresa e os motoristas das linhas passaram a cobrar as passagens, dispensando, assim, a necessidade de cobradores dentro dos veículos.
Os novos cargos desses monitores surgiram a partir daí, com os quais os antigos cobradores foram remanejados de função para orientar os usuários sobre o cartão unitário de passagem, para fazer sua venda e esclarecer dúvidas dos passageiros quanto aos horários e itinerários das linhas, de acordo com João Chinen, diretor da Rápido SP.
Novo serviço
A expectativa de Chinen é prestar um serviço com melhor qualidade aos usuários, podendo os mesmos fazer reclamações, crítica ou sugestões. A segurança também é o alvo.
“Principalmente, retirar o dinheiro de circulação dos ônibus, diminuindo assim os riscos de roubo, trazendo maior segurança ao usuário e ao motorista, conforme acertado entre o sindicato da categoria, Prefeitura Municipal e empresa”, afirmou ao JC.
Atendimento
Vale lembrar que o novo horário de funcionamento do terminal central é de segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingo e feriados, das 8h ao meio-dia e das 13h às 16h.