Ednéia Silva
Rio Claro foi atingida por uma forte ventania na noite de terça para quarta-feira (3). De acordo com a Defesa Civil, as rajadas atingiram 75 km/h por volta da 00h18, o que corresponde a 9 na Escala de Beaufort, que classifica a intensidade dos ventos. Segundo a escala, que vai de 0 a 12, a ventania foi considerada forte.
O coordenador da Defesa Civil, Danilo de Almeida Kuroishi, explica que a ventania forte tem intensidade entre 75 e 88 km/h. Esse tipo de vento pode causar danos em árvores e pequenas construções, tornando impossível andar contra o vento.
Em Rio Claro houve quedas de árvores de pequeno porte e danos à rede elétrica, além de muitas descargas elétricas, principalmente na região norte do município, que concentrou a maior parte da frente fria proveniente do sul do país. Como durante o dia fez muito calor, com temperatura máxima de 33ºC, o encontro das massas de ar frio e quente provocou o vendaval com chuva. O coordenador informa que a precipitação foi de 19 milímetros.
Kuroishi conta que, por volta das 9h30, o vento estava em 3,7 km/h, uma brisa fraca, segundo a Escala Beaufort. Às 22 horas o vento atingiu 48 km/h e as rajadas máximas foram registradas à 00h18, com velocidade de 75 km/h. A velocidade média dos ventos foi de 53 km/h.
Carlo Burigo, técnico da estação meteorológica do Ceapla (Centro de Análise e Planejamento Ambiental) da Unesp de Rio Claro, contabilizou 14,8 mm de chuva. Com isso, o acumulado de setembro chega a 24 mm, volume bom, considerando a seca dos últimos meses, mas ainda insuficiente para reparar os prejuízos causados pela seca.
A chuva deve dar uma trégua até o fim de semana. Segundo Burigo, não há previsão de chuva para esta quinta-feira (4), quando a temperatura deve variar de 15ºC a 27ºC. Nessa quarta-feira (3), a mínima registrada em Rio Claro foi de 16,8ºC e a máxima de 28,4ºC.
Burigo conta que a rajada de vento mais forte registrada pelo Ceapla foi de 58 km/h contra 75 km/h medida pela Defesa Civil. Ele explica que, dependendo do local, a medição pode ter diferenças devido a interferências, como edificações.