Wagner Gonçalves
Pela sexta edição bienal, a Missão Jovem promovida pela Diocese de Limeira, por meio da Pastoral da Juventude, motivou jovens a saírem de suas cidades e caminhar rumo a novas terras para anunciar o Evangelho, seguindo os ensinamentos deixados por Jesus Cristo. Neste ano, os municípios da Região Norte da Diocese, composta por Analândia, Descalvado, Pirassununga e Porto Ferreira, foram escolhidos para receber os missionários.
Como jornalista e missionário, participei da iniciativa durante três dias na pequena Descalvado, que tem pouco mais de 32 mil habitantes. Logo na sexta-feira (22), saímos de Limeira, minha cidade natal, rumo a Porto Ferreira, onde aconteceria a abertura oficial. Como parte da missão, o local só seria divulgado momentos antes do envio. Com mais de 60 jovens advindos de Limeira e Iracemápolis, da Região Central, Americana, da Região Sul a presença massiva foi dos grupos de Artur Nogueira e Cosmópolis, da Região Leste.
Após anunciadas as cidades de destino, os grupos foram divididos e encaminhados às paróquias. Foram enviados para Descalvado 32 jovens, que foram recebidos por 26 famílias, um diferencial em eventos como este, pois reafirma a importância e os valores desse ambiente na formação cristã.
Algumas atividades foram programas para sábado (23) e domingo (24), como ir aos bairros mais carentes evangelizar as famílias, visitar entidades de apoio, como casa de recuperação para jovens e lar de repouso para idosos.
Conforme o seminarista, estudante do terceiro ano de Filosofia, Thiago Gonçalves da Cruz, natural de Descalvado, o momento foi de alegria, “pois proporcionou experiências muito ricas a todos os que contribuíram para que tudo ocorresse”. Para Thiago, o evento trouxe vigor aos jovens da cidade e deu ânimo às famílias que acolheram os missionários. Regina Rita Palomar Tessarim, ao lado do marido Roberto Tessarin e do filho Betinho, recebeu a mim e a mais um jovem como novos filhos, fazendo-nos sentir como reais membros familiares. “A família aumentou nesse fim de semana, pois ganhei dois filhos de coração”, disse Rita.
“Ir ao encontro do outro”, assim atribui Adriellen Stefanie Ribeiro como um dos objetivos da Missão Jovem. Ela esteve em Descalvado e destaca ter sido, também, uma experiência de crescimento pessoal: “Saímos preenchidos por cada lugar que passávamos e por cada pessoa que tivemos a oportunidade da partilha”.