Vivo “libera” sinal 4G em Rio Claro

Antonio Archangelo

Antena da Vivo afixada nas laterais de postes de iluminação, além das caixas subterrâneas

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da empresa Telefônica/Vivo confirmou a chegada do chamado sinal 4G às cidades de Rio Claro e Araras.

“A Telefônica Vivo acaba de ativar sua rede 4G em mais dezesseis cidades de sete estados (SP, RJ, RS, MG, MS, MT e GO) e agora atinge a marca de 127 municípios onde a tecnologia de quarta geração já pode ser usada pelos seus clientes. É a maior cobertura do Brasil, em localidades onde vivem um total de 77 milhões de pessoas”, revelou.

“Oito das novas cidades com 4G ficam em São Paulo: Americana, Araras, Jundiaí, Marília, Rio Claro, Santana de Parnaíba, São Vicente e Valinhos. A ativação inclui também Campos dos Goytacazes e Nova Friburgo (ambas no Rio de Janeiro), Passo Fundo e Santa Cruz do Sul (RS), além de Rio Verde (GO), Pouso Alegre (MG), Dourados (MS) e Rondonópolis (MT). A Vivo lidera o mercado de 4G, com participação de 38,5%.”

A empresa está lançando seu novo portfólio para o cliente pós-pago, agora com todos os planos compatíveis com 4G, franquia de dados de até 20 GB (quase sete vezes mais em relação a antigos planos 3G), ligações ilimitadas para Vivo fixo ou móvel no Brasil e SMS para todas as operadoras. O número de planos cai de 78 para seis, o que simplifica a escolha do cliente e permite entender melhor os serviços contratados.

Para o diretor comercial da Vivo, em São Paulo, João Truran, a chegada do sinal a Rio Claro é um avanço. “Positiva e esperada. Estamos completamos 42 cidades com 4G, o que vem colocando a gente numa posição privilegiada em relação aos nossos concorrentes. Os lançamentos de aparelhos 4G estão avançando a cada dia. Nós também lançamos nossos produtos para contemplar o 4G”, citou ao Jornal Cidade. “Com relação à expansão, não depende só da operadora. Depende das leis regulatórias e de leis municipais e estaduais. Estamos avançando, existe um investimento para esta área. E estamos procurando soluções sem agredir ou transgredir a lei. É um motivo de orgulho, já que traz qualidade e melhorias esperadas pelos nossos clientes”, completou.

QUARTA GERAÇÃO

O 4G, que também pode ser chamado de LTE (Long Term Evolution), é referente à quarta geração de telefonia móvel, tecnologia que transmite dados de forma mais eficiente, com velocidades bem superiores às disponíveis hoje em conexão móvel.

De acordo com a empresa, a chegada da 4G, contudo, vai muito além desses benefícios mais imediatamente percebidos pelos usuários. Por ser totalmente baseada na rede IP (Internet Protocol), permite a convergência entre as redes de dados a cabo e sem fio, abrangendo smartphones, tablets, notebooks, PCs e quaisquer outros dispositivos que operam com IP. Essa convergência traz para a conexão móvel. A tecnologia 4G prioriza o tráfego de dados em vez de voz, diferentemente do que ocorria nas gerações anteriores. Esta característica contribui para que a rede seja mais rápida e estável. Outra diferença diz respeito ao número de acessos simultâneos: até 200 em 5 mHz de espectro, praticamente o dobro das redes atuais.

Redação JC: