Você sabia? Rio Claro tem símbolos alusivos ao 9 de Julho

“Monumento ao Soldado Constitucionalista”, uma escultura em bronze, sobre uma lápide rosa, obra-prima de autoria do artista Vilmo Rosada

Tradicional praça na Vila Aparecida tem nome em homenagem à data magna. Monumento no Cemitério também recorda soldados rio-clarenses

O Estado de São Paulo comemora neste domingo, 9 de julho, os 91 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, considerada data magna para os paulistas, em memória à luta dos paulistas que tentaram impedir a continuidade do governo provisório de Getúlio Vargas. E em Rio Claro há símbolos que remetem ao importante dia. Poucos sabem, mas há uma praça que homenageia esse período.

Trata-se de Praça 9 de Julho, localizada na esquina da Rua 2-A com a Avenida 32 e a Rua Saibreiro, na Vila Aparecida. A pequena praça tem apenas 500 metros quadrados e recebeu esse nome em homenagem aos rio-clarenses que estiveram na frente da Revolução Constitucionalista. O tributo remonta à década de 1950, quando o prefeito de Rio Claro era Benedicto Pires Joly, segundo o livro “Rio Claro das Praças e Jardins”, do Arquivo Público e Histórico do município.

A Lei Municipal 163/1950 determinava que uma placa fosse implantada na praça com destaque aos nomes de Othoniel Marques Teixeira, Benedicto Carlos Brunini e Domingos Massulo, que são os rio-clarenses que defenderam São Paulo na década de 1930. A mesma legislação previa a possibilidade de se instalar um monumento para perpetuar a memória dos heróis, porém isso nunca ocorreu.

Praça 9 de Julho, localizada na esquina da Rua 2-A com a Avenida 32 e a Rua Saibreiro, na Vila Aparecida

Em 2012, o então prefeito Du Altimari (MDB) instalou a referida placa com uma revitalização do espaço público. Ao longo dos anos, porém, o local anda carecendo de manutenção, segundo os moradores vizinhos. Ao longo dessa semana, a praça encontrou-se em condições de grande sujeira. Questionada, a Prefeitura afirmou que a limpeza foi realizada somente ontem (8), véspera do feriado constitucionalista.

No Cemitério Municipal “São João Batista” há também um monumento logo em sua entrada. Trata-se do “Monumento ao Soldado Constitucionalista”, uma escultura em bronze, sobre uma lápide rosa, obra-prima de autoria do artista Vilmo Rosada. A peça foi instalada no local no ano de 1935 a pedido do então prefeito Humberto Cartolano, de acordo com informações do livro “Patrimônio Edificado em Rio Claro”, também do Arquivo Público e Histórico.

O município de Rio Claro realizará ato cívico em comemoração à Revolução Constitucionalista de 1932. O evento será realizado neste domingo (9), às 9 horas, na Praça 21 Irmãos Amigos, localizada na Rua 19 com Avenida 7, Jardim Claret. O ato cívico contará com a presença de autoridades civis e militares, Tiro de Guerra, Polícia Militar, Guarda Mirim, Guarda Municipal e outras instituições rio-clarenses.

Lucas Calore: