Voos-treino iniciam o Mundial de Balonismo

Divulgação

No mês de junho, Rio Claro sediou o 27º Campeonato Brasileiro, que contou com 25 pilotos

Equipes de várias partes do mundo começam a colorir o céu de Rio Claro a partir desta quinta-feira (17), no 21º Campeonato Mundial de Balonismo, que pela primeira vez acontece na América Latina.

A programação desta quinta tem voos-treino logo pela manhã e das 15h30 às 17h30. Além do treino, está previsto o check in dos pilotos, cuja expectativa da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB) é de 70 pilotos, de 21 países, além do Brasil, que será feito no campus da Faculdade Anhanguera, onde está instalada a coordenação geral do evento, que também terá voos-treino na sexta-feira (18), dia da cerimônia da abertura oficial.

No sábado (19), além dos voos-treino pela manhã e à tarde, haverá o briefing geral com a participação de todos os pilotos, equipe técnica da CBB e do diretor técnico do Mundial, o holandês Mathijs de Bruijn, às 15 horas.

De domingo (20) até o dia 26 serão realizados os voos competitivos com provas técnicas. Os briefings, em que são analisadas as condições climáticas e definidas as provas do dia, acontecerão sempre às 6h e às 15h e os voos competitivos vão ocorrer às 8h e às 16h.

Já no dia 26, último dia de provas, a prova será realizada apenas pela manhã, com a cerimônia de premiação à noite. No dia 27, a partir das 8h, as equipes farão um “voo Fiesta”, que marcará o encerramento oficial do evento.

Além de pilotos brasileiros, o evento contará com a presença de equipes da Rússia, China, Japão, Lituânia, República Tcheca, Alemanha, Argentina, Espanha, Áustria, Canadá, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Luxemburgo, México, Holanda, Polônia, África do Sul, Suíça e Ucrânia. A próxima edição do mundial acontecerá no Japão, em 2016, na cidade de Saga.

AMBULATÓRIO

O Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro montou um ambulatório fixo no local em que foi instalada a coordenação geral do evento. Uma das equipes, formada por enfermeiros, estará de plantão para atender qualquer emergência. Os responsáveis pelo primeiro atendimento irão aferir pressão, socorros imediatos e farão procedimentos básicos para encaminhamento médico, caso haja necessidade.

Além disso, será mantida uma Viatura de Suporte Avançado em todos os locais de voos competitivos, com equipe completa, responsável pelo primeiro atendimento em qualquer caso de acidente que exija uma ação rápida. A viatura dispõe de equipamento para atender acidentes mais graves.

MANDE SUA FOTO

Muitos registrarão os momentos dos voos com suas máquinas fotográficas e celulares. O Grupo JC, por mensagem inbox na página do Jornal Cidade no Facebook, recebe as fotos feitas pelos internautas. Para participar, marque também a hashtag #BalonismoMundialJC.

Redação JC: