Voto não valerá como prova de vida, diz cartório

Voto é facultativo a partir dos 70 anos de idade

Circula pelas redes sociais que o idoso que votar no próximo dia 6 de outubro não precisa mais fazer prova de vida para o INSS, mas a informação não procede

O voto nas eleições municipais e nacionais é totalmente facultativo a partir dos 70 anos de idade. Esta informação é de conhecimento nacional há muitos anos, mas mesmo assim gera algumas dúvidas quando o pleito se aproxima.

Outra informação de extrema importância que circula recentemente, principalmente nas redes sociais, é de que o idoso que votar nas eleições de 2024 não precisará fazer prova de vida, mas tal situação não procede e a informação foi repassada à reportagem do JC por Alexandre Sanches, chefe do cartório eleitoral da zona 288ª, de Rio Claro, que abriga 210 seções do município.

“Essa informação não procede, pois não existe essa transferência de informações da Justiça Eleitoral para o INSS por enquanto. Esse trabalho é um projeto que está para acontecer e pode ser que para daqui alguns anos a presença na seção eleitoral sirva como prova de vida, mas até o momento, isto não acontece”, explica Sanches.

Regularização

Alexandre explica ainda que não é possível mais a regularização de título eleitoral para as eleições de 2024.

“O prazo encerrou-se no dia 8 de maio, para quem busca este serviço, ele volta a acontecer a partir de 5 de novembro. Para quem precisa pagar a multa por não ter votado nas últimas eleições ainda é possível”, finaliza.

Cancelado

Pessoas que não votaram e nem regularizaram o título nas três últimas eleições, e suspensos por motivos criminais, não poderão votar.

Laura Tesseti: