Lucas Calore
O atleta rio-clarense Yves Carbinatti, faixa preta em jiu-jítsu e ganhador de várias competições importantes do esporte, está na cidade de Rockingham, no Estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
De acordo com ele, é a primeira vez no mundo que um atleta deficiente sai do país para ir a outro treinar a modalidade. “É uma referência. Estou trazendo o nosso jiu-jítsu para cá”, se orgulha.
O atleta, que é embaixador do jiu-jítsu adaptado, foi convidado a dar aulas para pessoas com e sem deficiência numa filial da academia do brasileiro considerado uma lenda desse esporte, Royce Gracie.
Reconhecimento
“É algo gratificante ser reconhecido fora do país pelos títulos e trabalho honesto que tenho feito”, diz Yves. O convite foi feito por Brian Freeman, outro atleta cadeirante que treina na academia dos EUA. O rio-clarense fica até a próxima quinta-feira (26) no país norte-americano, onde faz duas vezes por dia os treinos com os alunos.
Bicampeão
Vale lembrar que Yves conquistou o bicampeonato da Copa Arnold Classic de Jiu-Jítsu, realizada em abril, no Rio de Janeiro. É a segunda vez que a categoria de atletas com deficiência foi incluída no campeonato. Na véspera da luta, ele teve a honra de reencontrar e conversar com o lutador Anderson Silva, o Spider, campeão do UFC.
No mês de janeiro ele também foi campeão do Mar del Plata Summer Festival, na Argentina, em outro campeonato.