Zé Guilherme, o ‘Seu Zé’, fez história como pioneiro na produção de instrumentos

Mesmo após deixar o comando para os filhos, Zé Guilherme comparecia diariamente à loja para sessões de música e bate papo

Ao longo de sua vida centenária, José Guilherme foi movido pela paixão pela música e tornou Rio Claro conhecida no cenário musical devido aos instrumentos que fabricou

Faleceu em Rio Claro na quinta-feira (10), aos 102 anos, o músico e empresário José Guilherme, fundador da JOG Instrumentos Musicais. Muito conhecido entre os músicos de Rio Claro, criou a marca em 1959, levando o nome da cidade para todo o país através dos instrumentos que produz.

Conhecido como Seu Zé, era viúvo de Ivone Hofling Guilherme e deixa os filhos Rui, Flávio (casado com Cláudia) e Luiz Fernando (casado com Cristina). Deixa também cinco netos e cinco bisnetos. O velório e sepultamento no Cemitério Evangélico aconteceram nessa quinta-feira.

Mesmo após transferir a administração da JOG para os três filhos, Seu Zé seguia frequentando a loja e a fábrica diariamente, onde tocava seu violão, muitas vezes acompanhado por outros músicos que frequentam o espaço, e com quem também desenvolvia sempre uma boa conversa.

José Guilherme em entrevista à JC Magazine em 2018. Foto: Thiago Fontana

Em entrevista à JC Magazine na edição do mês de dezembro de 2018 Seu Zé, relembrou a trajetória de muitas dificuldades no início do negócio. A JOG começou com a produção de afinadores de piano e diapasões artesanais, produtos que na época tinham que ser importados.

Na época da entrevista à revista, quando estava com 96 anos, lúcido e saudável, Seu Zé atribuiu à música a causa de sua longevidade.

Paixão

Professor da escola da ferrovia na época, Seu Zé conseguiu reproduzir as peças, e quando levou sua produção para as lojas de São Paulo, logo o estoque se esgotou.

Redação JC: