Zoonoses orienta sobre morcegos

Divulgação

Caso morcego seja encontrado caído ao chão, o Zoonoses deverá ser acionado para a recolhimento

Morcegos são os únicos mamíferos que voam. São animais muito úteis e necessários ao equilíbrio da natureza, mas causam problemas ao homem por meio de suas fezes, que podem contaminar e, se infectados, transmitir a raiva, orienta o Centro de Controle de Zoonoses da Fundação de Saúde de Rio Claro.

Existem mais de mil espécies de morcegos. Apenas três são hematófagas (que se alimentam de sangue). Duas alimentam-se de sangue de aves e apenas uma alimenta-se de sangue dos mamíferos. Mas qualquer das espécies, como mamíferos que são, podem adquirir a raiva e, por viverem em colônias e terem o hábito de lamber uns aos outros, acabam transmitindo a doença pela saliva a outros indivíduos do bando.

A destruição de seu habitat natural faz com que fiquem cada vez mais próximos das cidades e vão adaptando-se às construções urbanas. Naturalmente vivem em árvores e cavernas e nos centros urbanos instalam-se nos telhados, forros, churrasqueiras, locais semelhantes aos que tinham nas matas.

Encontrou um morcego em casa. O que fazer?

Se um morcego estiver voando durante o dia ou cães e gatos caçarem um morcego, deve-se ligar imediatamente para o Centro de Controle de Zoonoses. A pessoa não deve tocar no morcego, mesmo se estiver morto.

Os telefones do CCZ Rio Claro para orientações são: 3535-4441 e 3533-7155.

Redação JC: