Ônibus decorado de Natal em Rio Claro: veja o calendário e as linhas

Conheça o itinerário do ônibus decorado com luzes natalinas que percorrerá as ruas de Rio Claro até janeiro

A empresa Sou Rio Claro, responsável pelo transporte coletivo urbano em Rio Claro, preparou uma surpresa especial para as festas de fim de ano: um ônibus decorado com luzes natalinas que está percorrendo diversas regiões da cidade.

Desde a última sexta-feira (13 de dezembro), o ônibus decorado entra em circulação todas as noites, atendendo passageiros e levando o espírito natalino para os bairros do município.

O veículo está adornado com luzes externas nas laterais, na parte traseira e na frente, criando um visual encantador. Além de servir como meio de transporte, o ônibus decorado também é uma atração especial para os moradores.

Programação do ônibus decorado em Rio Claro

Veja as datas e linhas que o ônibus de Natal percorrerá:

  • 17 e 26 de dezembro: Linha 14 – Bonsucesso
  • 18 e 27 de dezembro: Linha 18 – Ajapi-Ferraz
  • 19 e 28 de dezembro: Linha 11 – Vila Olinda
  • 20 e 29 de dezembro: Linha 12 – Jardim das Palmeiras
  • 21 e 30 de dezembro: Linha 15 – Distrito de Assistência
  • 22 e 31 de dezembro: Linha 6 – Cervezão
  • 23 de dezembro e 1º de janeiro: Linha 7 – Circular 1
  • 24 de dezembro e 2 de janeiro: Linha 8 – Circular 2
  • 25 de dezembro e 3 de janeiro: Linha 2 – Arco-Íris/Mãe Preta

BRK realiza manutenção programada na Avenida Visconde nesta quarta (18)

Intervenção ocorrerá entre as avenidas 16 e 18 na faixa sentido bairro, das 7h30 às 12h

A concessionária BRK, responsável pelos serviços de esgotamento sanitário em Rio Claro, realizará uma manutenção programada no sistema de esgoto da cidade nesta quarta-feira, dia 18, na avenida Visconde de Rio Claro, no centro do município.   

A intervenção consiste na instalação de uma válvula de retenção de esgoto, um dispositivo instalado nas tubulações para evitar que o esgoto retorne pela tubulação, especialmente em situações de sobrecarga da rede de esgoto.

A válvula funciona como uma “porta de sentido único”, ou seja, permite que o esgoto saia de casa para a rede pública, mas impede que ele volte para dentro do imóvel, protegendo contra alagamentos e mau cheiro. É uma medida simples, mas muito eficaz para melhorar a segurança e higiene em casas e estabelecimentos.

O serviço está programado para ter início às 7h30, com previsão de término às 12h, mas pode se estender dependendo da complexidade do trabalho.

Os motoristas que seguem pela avenida Visconde de Rio Claro no sentido bairro, encontrarão o trecho com interdição parcial da via entre as avenidas 16 e 18.

O trecho da intervenção vai contar com placas de sinalização e todos os esforços serão feitos para que a finalização do serviço e a liberação da via ocorram o mais breve possível.

Em caso de dúvidas, a empresa atende gratuitamente pelo telefone 0800 771 0001.

Família pede orações para vítima de acidente de motocicleta no Floridiana

Uma família que acredita no poder da fé e dos bons pensamentos pede orações para a recuperação de Romão Romin Junior, 41 anos. Ele está internado há dois meses após sofrer um grave acidente de moto onde colidiu contra o muro do Sesi.

“Nós acreditamos pelo que foi apurado que meu irmão sofreu um mal súbito e com isso foi de encontro ao muro. Como ele estava com aqueles capacetes abertos na frente acabou que ele bateu com muita força a cabeça. Desde então ele se encontra internado e não se comunica mais. Deixou recentemente a UTI, mas é tudo uma incerteza até para os médicos. Pode ser que ele fique em estado vegetativo, acorde daqui a um ano ou na semana que vem. Não é possível afirmar nada, mas cremos que correntes de oração neste momento farão toda a diferença então pedimos esse apoio de quem puder incluí-lo nas orações”, cita o irmão Kleber Ralf Romin que pontua que a família enfrenta um dos momentos mais difíceis com essa situação.

Romão, que mora no Jardim Novo II, trabalha há 27 anos como gerente de uma loja de som, estética automotiva e acessórios em geral localizada no bairro Santana. Apaixonado por pedal e pela família, o gerente é bastante conhecido. É casado, tem um filho, mãe, além de irmão, irmã, demais familiares e inúmeros amigos.

Lago Azul: decoração de Natal já pode ser visitada

Local fica aberto diariamente das 8 às 22h, sem cobrança de ingresso. Mas, neste final e início de ano, haverão exceções; confira

A prefeitura de Rio Claro abriu domingo (15) o Parque de Natal, um espaço público com muitas luzes e cores instalado no Lago Azul, área verde e de lazer localizada na Avenida Visconde com a Avenida 32.

“Depois do grande sucesso da iniciativa do ano passado, o prefeito Gustavo nos pediu para que providenciássemos a decoração também neste ano, pois a população aprovou e queria mais”, informa o secretário municipal de Turismo, Guilherme Pizzirani.

O Parque de Natal poderá ser visitado diariamente das 8h às 22h, até o dia 10 de janeiro. Não haverá visitação nos dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro e nos dias 1 e 2 de janeiro, pois Lago Azul estará com seus portões fechados, em virtude das festas de final de ano.

Não há cobrança de ingresso para visitar e fotografar o Parque de Natal, em Rio Claro.

Festa da Natal

Mais de 10.000 pessoas participaram, domingo (15), da Festa de Natal organizada pelo Fundo Social de Solidariedade do Município de Rio Claro.

Realizado no Parque Municipal Lago Azul, o evento ofereceu várias atrações, incluindo música ao vivo e brinquedos para diversão da criançada. Papai Noel esteve na festa. Aproximadamente 5.000 presentes foram entregues para crianças e também foi feita a distribuição de algodão doce, pipoca, refrigerante, salgadinho e sorvete.

Galeria de imagens

Sesi Rio Claro brilha em competições de natação

Atletas de Rio Claro conquistam pódios e quebram recordes em grandes eventos como a Liga SESI, Paralimpíadas Escolares e o Campeonato Paulista Petiz

Atletas do Sesi Rio Claro brilharam em três grandes competições recentes, mostrando a força do treinamento liderado pela técnica Júlia Fiori. Confira os destaques de cada evento:

Final da Liga SESI

Em São José do Rio Preto, nos dias 23 e 24 de novembro, os atletas do Sesi Rio Claro conquistaram vários pódios:

  • Mirim 2: Matheus Duarte – prata nos 100m livre.
  • Petiz 1: Sophia de Oliveira – prata nos 200m livre.
  • Petiz 2: Ana Carolina Batalha – ouro nos 100 costas, 200 costas e 400 medley; prata nos 200m livre.
  • Infantil 1:
    • Lara Carminhola – prata nos 50m, 100m e 400m livre.
    • Lívia Voltolin – prata nos 100m peito, bronze nos 200m peito e 200m medley.
  • Juvenil 2: Lívia Hummel – ouro nos 400m livre e 200m peito; prata nos 100m peito.
Sofia Julio Camargo, Nathan Schmidt e Ana Carolina Batalha Figueiredo

Destaque para Ana Carolina Batalha, premiada como a atleta mais eficiente na categoria Petiz 2. Ela também quebrou o recorde dos 400m medley feminino (6’34″89).

Paralimpíadas Escolares

De 27 a 29 de novembro, o Centro Paralímpico em São Paulo recebeu um evento marcante. O atleta Nathan Schmidt, do Sesi Rio Claro, sagrou-se campeão nas provas:

  • 100m peito (classe SB8)
  • 200m medley (classe SM8)
  • 100m borboleta (classe S8)

Campeonato Paulista Petiz

Com 566 atletas de 11 e 12 anos na arena ABDA, em Bauru, o Sesi Rio Claro se destacou com a nadadora Sofia Camargo (Petiz 2). Ela integrou o revezamento Sesi SP nos 4x50m livre feminino, conquistando o ouro e o recorde do campeonato. Sofia também foi medalha de prata no revezamento 4x50m medley feminino e obteve ótimos resultados individuais:

  • 5º lugar: 100m livre (1’04″94) e 400m livre (5’00″82).
  • 6º lugar: 200m livre (2’23″03).
  • 8º lugar: 50m livre (29″82).

Sob o comando de Júlia Fiori, os nadadores do Sesi Rio Claro seguem como referência nas competições.

Homem é alvejado enquanto dormia em Santa Gertrudes

A Polícia Militar de Santa Gertrudes registrou um homicídio na manhã desta terça-feira (17), por volta das 05h40, na Avenida 13, no bairro São Joaquim. Segundo informações preliminares obtidas pela reportagem do JC, que esteve no local, Félix Pereira Barbosa, de 38 anos, estaria dormindo em um dos quartos da residência quando foi alvejado com tiros na região da cabeça e costas.

“Duas pessoas chegaram, perguntaram sobre ele e adentraram à residência. Na sequência, trancaram três pessoas no banheiro, foram até o primeiro quarto e descobriram uma pessoa que estava dormindo. Constataram, então, que não se tratava do Félix e, depois, ao o localizarem, efetuaram os disparos e fugiram”, relatou uma testemunha que estava no local.

A vítima, ainda segundo o que foi apurado, era natural da Bahia, trabalhava com obras e estaria na cidade há cerca de dois meses para executar um serviço.

O crime é o segundo homicídio registrado em Santa Gertrudes neste ano de 2024. A primeira vítima foi Marcelo Serafim Ferreira da Silva, encontrada sem vida em um prédio em ruínas que, aparentemente, era uma antiga igreja situada na área rural da cidade, no dia 9 de novembro. A morte de Marcelo foi esclarecida através do trabalho de investigação da Polícia Civil do município.

POLÍCIA: tráfico de drogas, furtos e prejuízos são registrados em Rio Claro

Um jovem de 21 anos foi preso por tráfico de drogas no bairro Consolação, em Rio Claro, durante uma campana realizada pela polícia em um ponto conhecido pela movimentação de entorpecentes. O suspeito foi detido em flagrante enquanto comercializava substâncias ilícitas.

No Jardim Mirassol, um furto foi registrado em um estabelecimento. Do local, foram levados um jet-ski, uma carreta reboque e um quadriciclo.

Já na região central, uma mulher teve sua carteira furtada contendo cartões bancários, documentos e R$ 215 em dinheiro. Compras indevidas foram realizadas com os cartões da vítima.

Falecimentos: confira a necrologia de 17/12/2024

Adriel da Silva Costa – 32 anos. Faleceu dia 14, nesta cidade. Foi sepultado no Cemitério São João Batista.

Creusa Maria Pereira Porphirio – 78 anos. Faleceu dia 16, nesta cidade. Era viúva. Deixou os filhos Marcelo, Eduardo, Rosana, Vanessa e Matheus. Seu sepultamento dar-se-á hoje, dia 17, às 14h00, no Cemitério São João Batista.

Osmar Antonio de Oliveira – 76 anos. Faleceu dia 16, nesta cidade. Era casado. Deixou os filhos Osmario, Natalino, Adriana, Sebastião e Margarethe. Seu sepultamento dar-se-á hoje, dia 17, às 11h30, no Cemitério Memorial Cidade Jardim.

Ozelia Andre – 88 anos. Faleceu dia 16, às 03h21, nesta cidade. Deixou familiares e amigos. Foi sepultada no Cemitério Memorial Cidade Jardim (Funerária João de Campos).

Paulo Magalhães – 85 anos. Faleceu dia 16, às 23h10, nesta cidade. Deixou viúva Therezinha Gabai Magalhães, o filho Paulo c/c Gleice, o neto Leonardo. Foi sepultado no Crematório Memorial Cidade Jardim (Funerária João de Campos).

Isaura Dann Gielfi – 93 anos. Faleceu dia 15, às 14h30, nesta cidade. Era viúva de Silvio Gielfi. Deixou os filhos Silvio, Noeli (in memoriam) que foi c/c João, cinco netos, dois bisnetos. Foi sepultada no Cemitério São João Batista (Funerária João de Campos).

Ivanildo dos Santos, Nildo – 58 anos. Faleceu dia 14, às 15h00, nesta cidade. Deixou o pai Antonio dos Santos, a mãe Irairdes Ferreira Lima dos Santos, a filha Alana, irmãos, cunhados e sobrinhos. Foi sepultado no Cemitério Municipal de Santa Gertrudes (Funerária João de Campos).

Maria Rodrigues de Oliveira – 74 anos. Faleceu dia 14, às 09h45, nesta cidade. Deixou irmãos e sobrinhos. Foi sepultada no Cemitério Memorial Cidade Jardim (Funerária João de Campos).

Tempo segue estável em Rio Claro com temperaturas elevadas

O tempo segue estável nesta terça-feira (17) em Rio Claro, com predomínio de sol entre poucas nuvens e sem previsão de chuva, conforme o IPMet. A estabilidade deve permanecer até quarta-feira (18). Entretanto, há previsão de chuvas fracas e isoladas na faixa leste do estado, especialmente no litoral, devido aos ventos úmidos que sopram do oceano para o continente.

As temperaturas continuam elevadas. No campus da Unesp, a mínima registrada hoje foi de 15,2°C, e a máxima prevista é de 31°C, segundo informações da estação Ceapla-Unesp e prefeitura de Rio Claro.

Morador do Cervezão morre aos 32 anos após pneumonia e meningite

Familiares e amigos se despediram nesse final de semana de Adriel da Silva Costa, 32 anos. Ele morreu no sábado (14) e foi sepultado no domingo (15) no Cemitério Municipal ‘São João Batista’. Morador do bairro Cervezão, ele trabalhava como gerente em uma empresa de ração e não resistiu após um quadro de pneumonia e meningite.

A reportagem do Jornal Cidade conversou com a irmã Adriele que deu detalhes do momento difícil que a família está enfrentando com a perda precoce: “Tudo começou com sintomas de gripe que meu irmão sentia. Ele procurou atendimento médico e foi diagnosticado com pneumonia. Passou 13 dias internado onde foi evoluindo e conseguiu receber alta. Depois de uns dias ele passou a se queixar de fortes dores na cabeça, voltou ao hospital e mais uma vez foi internado. Foi então que veio o diagnóstico de meningite.Infelizmente desta vez ela não conseguiu se recuperar, tínhamos muita esperança, mas ele cumpriu sua missão aqui”, disse a irmã.

Adriele revela que o sorriso do irmão ficará para sempre guardado na memória de quem o conheceu: “Ele era muito querido, uma pessoa alegre, de bem com a vida e que gostava principalmente de ajudar o próximo. Ficam as boas lembranças e muita saudade”, finalizou.

Além de Adriele ele deixou a outra irmã Adriana, os pais Rosmari e Ezequiel, demais familiares e amigos. Nas redes sociais muitas homenagens e mensagens de pesar foram deixadas ao jovem rapaz.

Natal do Bem: Covabra Supermercados doa R$ 20 mil para entidade de Rio Claro

Obra do Berço Menino Jesus foi beneficiada no município; ao todo, rede doou R$ 220 mil para 11 instituições de 11 cidades do interior paulista

O Covabra Supermercados doou R$ 20 mil para a Obra do Berço Menino Jesus, em Rio Claro, nesta segunda-feira, 16. A iniciativa faz parte da campanha “Natal do Bem”, que ocorre até 24 de dezembro, na qual a rede supermercadista irá doar R$ 220 mil para instituições das 11 cidades onde está presente: Campinas, Capivari, Itatiba, Itupeva, Jundiaí, Leme, Limeira, Pedreira, Pirassununga, Rio Claro e Vinhedo.

“A doação do Covabra Supermercados à entidade nos possibilita continuar nossos trabalhos voluntários, sem fins lucrativos, e proporcionar conforto às novas mamães”, agradece Ângela Rosa M. Ferraz Siqueira, presidente da entidade.

A Obra do Berço Menino Jesus, vinculada à Maternidade de Rio Claro, foi fundada em 26 de maio de 1949 com o objetivo de realizar trabalhos voluntários voltados à comunidade carente atendida pelo SUS. Um grupo de senhoras confecciona, em uma sala própria dentro da maternidade, peças que compõem os enxovais completos para gestantes que não têm condições financeiras para iniciar a vida materna. A entidade conta com doações da população local e também com a venda de peças produzidas pelas próprias voluntárias, a fim de garantir a manutenção do projeto. Em 2024, foram entregues 403 enxovais às futuras mamães, o que representa uma média de 40 conjuntos por mês.

Corrente solidária

Este é o quarto ano consecutivo em que o Covabra Supermercados realiza uma ação solidária, que, além de fazer doações para entidades beneficentes, também promove visibilidade para as instituições. Nos três anos anteriores, por meio da campanha “Aniversário do Bem”, a rede doou mais de R$ 1,3 milhão, beneficiando mais de 50 entidades.

“Este ano mantivemos nossa corrente solidária, agora com uma nova campanha, o ‘Natal do Bem’. Esta é uma forma de retribuir o acolhimento que recebemos das comunidades em que atuamos. Cada doação se transforma em um grande gesto de esperança. Ao apoiar essas ONGs, além de promover a solidariedade, damos mais visibilidade às causas que realmente fazem a diferença na vida das pessoas, criando um Natal de união, amor e compaixão”, explica Jacqueline Tavares, gerente de marketing do Covabra Supermercados.

Sobre o Covabra

Com mais de 35 anos de história, a rede de Supermercados Covabra (Comercial Varejista Brasileira Ltda.) teve sua primeira loja fundada em Limeira, interior de São Paulo. Na época da inauguração, em 1989, se destacou por ter implantado um novo conceito de supermercados para a região e por ter sido o supermercado pioneiro a investir na tecnologia de leitores ópticos em todos os seus caixas. Desde então, a marca não parou de investir e evoluir. Em 2017, a marca inaugurou seu primeiro Centro de Distribuição em Sumaré/SP, em um espaço de 13 mil metros quadrados de área construída. Sempre oferecendo as melhores instalações com grande variedade de produtos aos seus clientes, hoje, a rede conta com 20 lojas e está presente em 11 cidades do interior paulista (Campinas, Capivari, Itatiba, Itupeva, Jundiaí, Leme, Limeira, Pedreira, Pirassununga, Rio Claro e Vinhedo), empregando mais de 3.500 funcionários.

Daae como empresa pública: ex-prefeitos analisam projeto de Gustavo

Proposta de mudança no modelo de gestão do Daae gera debate e expõe diferentes perspectivas

lll Na água, não

“O Daae sempre foi uma instituição exemplar em Rio Claro, sempre emprestou dinheiro para a Prefeitura e tinha um quadro de funcionários exemplares. Na medida em que você passa a tarifa de água e esgoto para uma empresa, você perde o controle da tarifa. Quando fizemos a PPP do esgoto, não tínhamos esgoto em Rio Claro. E a água foi mantida com o Daae, inclusive para concentrar a sobra do caixa da autarquia nos investimentos na água. Atitude criminosa fazer isso, é um lesa pátria (sobre projeto de empresa pública). O que precisa é fazer a ETA 3, nós fizemos a ETA 2. Não tenho dúvidas que vai ser aprovado pela unanimidade porque o prefeito tem o controle. A Câmara é um cavalo com o bridão na boca” analisa o ex-prefeito Nevoeiro Jr. (PSDB).

Ex-prefeito Nevoeiro Jr. nos estúdios da Jovem Pan News Rio Claro, FM 160.1 MHz

lll Replay

Para o ex-prefeito Du Altimari (MDB), “o perfil dessa administração é igual a do Nevoeiro, em tudo. O Nevoeiro entregou o esgoto do Daae por 30 anos, essa é mais gulosa, quer entregar a água por 35 anos. Antes da PPP (Parceira Público-Privada) o Daae emprestava dinheiro para a Prefeitura.
Na nossa administração conseguimos mais de R$ 60 milhões a fundo perdido, trocamos duzentos quilômetros de canos, levamos água até o distrito da Assistência, fizemos sete novos reservatórios.
Agora, entregar a ÁGUA para o particular e depois ter que pagar por ela, é um absurdo!”.

Ex-prefeito Du Altimari nos estúdios da Jovem Pan News Rio Claro, FM 160.1 MHz

lll Sucateamento

“Sempre fomos favoráveis à parceria com a iniciativa privada nos setores em que o Poder Público tem dificuldade em atender. Quanto ao Daae, a preocupação maior é em relação ao contexto e a forma com que a proposta está sendo apresentada para votação a toque de caixa e a não discutir amplamente com a população.

O atual prefeito avançou no bolso do rio-clarense com um reajuste de mais de 43% na tarifa de água, não fez nenhum investimento e de forma deliberada sucateou a autarquia. Também de forma deliberada, deixou que as consequências da recente crise hídrica se agravassem impondo sacrifícios à população, para driblar a opinião pública e favorecer uma aprovação relâmpago do projeto e anunciar o racionamento dois dias após sua reeleição. E foi incoerente, porque antes da eleição afirmava que não ia vender o Daae” avalia o ex-prefeito Juninho da Padaria (PRD).

O ex-prefeito Juninho da Padaria nos estúdios da Jovem Pan News
O ex-prefeito Juninho da Padaria nos estúdios da Jovem Pan News

lll Currículo

Vale destacar, conforme o ex-prefeito Nevoeiro já declarou, que foi sob sua gestão, nos anos 2000, que o sistema de esgoto do município foi concedido à iniciativa privada. E que o ex-prefeito Du Altimari disputou e ganhou a eleição de Nevoeiro afirmando durante a campanha que iria cancelar a PPP do Daae, o que na prática não aconteceu. Inclusive ocorreram mudanças no contrato que até hoje são alvo de críticas devido à divisão de valores e obrigações.

lll Alerta

Comerciantes de Rio Claro devem estar atentos. Os golpistas agora estão enviando e-mail para as empresas apontando supostos problemas nos alvarás de funcionamento junto à Prefeitura. A “carta” vem assinada por uma pessoa que não consta no quadro de funcionários da administração municipal . Antes de qualquer procedimento para atender essas mensagens, a orientação é para comparecer à Prefeitura para checar a realidade da documentação.


PISCA PISCA – “Há muita reclamação que não se enfeita a Rua 3 (…) temos que lembrar uma coisa. Hoje o comércio não é só mais físico como era há 30 anos (…) e daí o pessoal fala ‘pô, falta decoração, talvez a decoração impulsionaria o comércio’. Com certeza, mas há um outro problema, a ramificação do comércio na cidade, a prefeitura não tem perna para tudo isso”, argumentou o secretário de Turismo, Guilherme Pizzirani, em entrevista à rádio Jovem Pan News. Quando questionado sobre o fechamento da Rua 3, porém, preferiu não opinar. “O fechamento, sempre fica aquela discussão. Não é muito da nossa alçada”.

Secretário de Turismo, Guilherme Pizzirani

Os problemas na estrutura das escolas municipais de Rio Claro são alvo frequente de denúncias pelo coletivo Servidores em Luta. Recentemente o problema foi o alagamento da Escola Armando Grisi, no Jardim Paulista II. No mês passado, o destaque foi para as rachaduras no prédio da escola Mitiko Nevoeiro, no Jardim São João.

Alagamento da Escola Armando Grisi, no Jardim Paulista II