Gustavo Perissinotto é reeleito com 56 mil votos

Gustavo Perissinotto (PSD) foi reeleito prefeito neste domingo (6), confirmam os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele recebeu 56.056 votos com 56,69%, com 100% das urnas totalizadas. Na chapa, Maria do Carmo Guilherme (MDB) foi eleita vice-prefeita de Rio Claro. Rogério Guedes (PL) teve 38,10%, o que significa 37.673 votos. Airton Moreira (Psol) chegou a 3,23% (3.189 votos) e o Profº Antonio Sarti (PSB) com 1,99% (1.964 votos).

Gustavo representa a Coligação Para Rio Claro Continuar Mudando. No grupo estão ainda os partidos Republicanos, MDB, Progressistas e Podemos. Foi a terceira candidatura à Prefeitura que o advogado concorreu. Ele também foi candidato em 2016 e 2020, quando foi eleito pela primeira vez com 36,48% dos votos válidos, isto é, 33.015 votos.

O prefeito reeleito foi secretário municipal de Justiça de 2009 a 2012 e secretário em outras cidades. Advogado e professor de Direito, ao longo da candidatura à reeleição Gustavo afirmou querer continuar mudando o município de Rio Claro. Confira a reportagem completa na edição especial desta segunda-feira (7) no Jornal Cidade.

Carnaval: escolas apresentam enredo para 2025

As escolas de samba de Rio Claro já estão com os preparativos para o carnaval 2025 a todo vapor. Os temas-enredos estão sendo apresentados à comunidade, e o JC compilou presidentes, diretores e carnavalescos das agremiações para falar um pouco sobre o que será tratado na Passarela do Samba nos primeiros dias do mês de março do ano que vem, em Rio Claro.

A CASAMBA
A escola de samba A Casamba anunciou o tema que levará à avenida em 2025. Logo no começo deste ano, a agremiação já havia apresentado à comunidade um pouco sobre a história que será contata com muito carnaval, respeito e reconhecimento por seus integrantes.
Leonardo Corochel, presidente da A Casamba, conversou com o JC e falou sobre o que se pode esperar.
“Nosso enredo será ‘Mulher Divina Mulher’, demonstrando as qualidades femininas, o amor, a força, a vaidade e um dos maiores dons: o da maternidade. Muito encanto e magia para avenida”, disse.
O presidente fala ainda que a expectativa da escola é que as mulheres que estiverem assistindo ao desfile sintam-se representadas e identificadas.
“Estamos preparando um excelente samba-enredo e tenho certeza que, quando A Casamba passar, vai emocionar”, prometeu Corochel.

EMBAIXADORES DO SAMBA
O lançamento do tema-enredo da Embaixadores do Samba aconteceu no mês de agosto, e a agremiação da Vila Martins levará para a avenida o encantamento do mar com “Óh Minha Rainha, do mar a mais bela das lendas – Mistérios e Magia, em busca da pérola negra”.
Bruninho Guimarães, presidente, fala um pouco sobre o tema.
“Vamos apresentar os encantos, magia, mistérios e lendas que o mar nos proporciona. A escola irá apresentar um pouco sobre o caminho que a rainha do mar nos leva até a tão cobiçada pérola negra. Em uma junção de devoção e religiosidades, vamos transformar a avenida em um grande mar de alegria. A Embaixadores do Samba veio para ficar”, fala.

GRASIFS – VOZ DO MORRO
O lançamento do enredo que será abordado pela Escola de Samba Grasifs – Voz do Morro ocorreu no início do mês de setembro. Com todos vestindo trajes majoritariamente brancos, a escola apresentou “Meu escudo é o casto do Igbín. A minha armadura é feita de panos Brancos”.
Gil Godoy, carnavalesco da escola, explica um pouco sobre o tema.
“Vamos falar de um Itan Yorubá que se chama ‘As águas de Oxalá’. Esse Itan conta a saga de Oxalá na viagem para Oió, a fim de visitar seu filho Xangô, onde aconteceram muitas coisas. Também iremos homenagear as Yabás, as seis Orixás das águas, pois Oxalá foi curado pelas águas, e terminamos com a grande festa das Águas de Oxalá e a lavagem das escadas do Senhor do Bonfim”, conta.

SAMUCA
O maravilhoso universo da escrita, através dos livros, será o tema tratado pela Escola de Samba Samuca, que foi lançado também em setembro e reuniu grande público em sua quadra.
Felipe Custódio, diretor de carnaval da agremiação, explica a abordagem do tema.
“Intitulado ‘No caminho de luz, um mergulho na história’, trata-se de uma celebração à sabedoria, à leitura e ao conhecimento. É o momento de fazer um espetáculo a céu aberto sobre o impacto dos livros na nossa trajetória como humanidade. Trazemos algumas perguntas, como quem somos, de onde viemos, para onde vamos. A Samuca vai nos convidar para uma viagem ao desenvolvimento da linguagem, dos registros escritos, desde as primeiras formas de se comunicar. É um enredo que abraça o passado, alcança o presente, percorrendo a história da escrita. Passa pela relevância religiosa, literatura mundial, clássicos e contemporâneos, e homenageia também escritores nacionais. Leitura em braile, evolução tecnológica, além de reforçar a importância de que todos podem escrever sua própria história. É um convite para celebrar o poder transformador dos livros.”

UVA
Bruno Calore, presidente da Escola de Samba UVA – Unidos da Vila Alemã, trabalha para buscar o tricampeonato em 2025.
Calore fala sobre o tema e explica aquilo que o público irá prestigiar na avenida no próximo ano.
“Para o carnaval 2025, o nosso tema será ‘Ashyan – caminhos da seda’. Vamos abordar os grandes acontecimentos da antiga Ásia, começando pelo primeiro contato entre o povo persa e os chineses. Na avenida, o pessoal vai poder conhecer a cultura desses povos, indianos, turcos e africanos, e também iremos apresentar a beleza deles e seus produtos, tais como tecidos, aromas, comidas típicas, como se fôssemos grandes mercadores encantados pelo caminho da seda”, disse.

RITMO ALVINEGRO
A Escola de Samba Ritmo Alvinegro, do bairro Cervezão, levará à avenida um dos santos mais prestigiados e amados pelo povo brasileiro, mas, principalmente, pelos corinthianos: São Jorge Guerreiro.
Shek, membro da comissão de carnaval da escola, fala um pouco sobre o que esperar da agremiação em 2025.
“Faremos um belíssimo desfile. Estamos nos preparando para contar a história de São Jorge Guerreiro e do Dragão. Levaremos para a avenida ao menos dois carros alegóricos e sete alas. E posso adiantar que o público presente terá uma grande surpresa no dia do desfile. Venham fazer parte desta lenda vocês também!”, finaliza, convidando a todos.

O futuro de Rio Claro será definido hoje; conheça os candidatos a prefeito

Mais de 150 mil eleitores aptos poderão ir às urnas neste domingo (6) em busca de exercer seu papel de cidadão e escolher os novos representantes do poder público. A eleição para prefeito e vereadores tem início às 8h e segue até 17h. O Jornal Cidade inicia transmissão ao vivo da apuração a partir das 16h, nos canais youtube.com/jcrioclaro e facebook.com/jcrioclaro, além da Rádio Jovem Pan News FM 106,1.

O município de Rio Claro conta com quatro candidatos a prefeito na eleição deste ano, quase metade do que foi registrado na última disputa em 2020. Quem são os nomes que disputam a prefeito? Confira por ordem alfabética a apresentação de Airton Moreira, Antonio Carlos Sarti, Gustavo Perissinotto e Rogério Guedes.

Airton Moreira

A Federação Psol/Rede tem a candidatura de Airton Moreira a prefeito. Airton é professor de Ensino Médio, cientista social e mestre em Sociologia pela Ufscar. Em 2016, Airton também foi candidato a prefeito de Rio Claro, ficando na quarta posição, com 3,95% dos votos válidos na ocasião. Filiado ao Psol desde 2012, foi presidente do partido em Rio Claro, é ativista principalmente na defesa da educação popular e na construção de cursinhos comunitários, mas também de movimentos pela tarifa zero no transporte público e na defesa dos direitos sociais. A vice na chapa é Nattany Ribeiro.

Antonio Carlos Sarti

Na Coligação Unidade Progressista (PSB, Solidariedade e a Frente Brasil da Esperança (PT e PV) o candidato é Antonio Carlos Sarti. Professor na Universidade de São Paulo (USP), é a primeira disputa eleitoral que Sarti concorre ao Poder Executivo. Doutor em geografia pela Unesp, desde 1998 tem contribuído com as discussões em torno da defesa e preservação do antigo Horto Florestal. Foi diretor de cultura na Prefeitura e destaca compromisso com desenvolvimento sustentável e preservação ambiental. A vice na chapa é Luciana Quintino.

Gustavo Perissinotto

A Coligação Para Rio Claro Continuar Mudando tem o nome do atual prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) em busca da reeleição. No grupo estão ainda o Republicanos, MDB, Progressistas e Podemos. Será a terceira eleição à Prefeitura que concorre. Foi candidato em 2016 e 2020, quando foi eleito pela primeira vez com 36,48% dos votos válidos. Foi secretário municipal de Justiça de 2009/2012 e secretário em outras cidades. Advogado e professor de Direito, afirma querer continuar mudando o município de Rio Claro. A vice na chapa é Maria do Carmo Guilherme.

Rogério Guedes

A Coligação Competência e Coragem para Mudar Rio Claro lançou o atual vice-prefeito Rogério Guedes (PL) a prefeito. O grupo conta ainda com os partidos PMB, Agir, Democracia Cristã, União Brasil, Partido Novo e PRTB. Rogério é policial militar da reserva e empresário na área de materiais para construção. Foi vereador por um mandato, no exercício de 2017 a 2020. Eleito vice-prefeito ao lado do atual prefeito Gustavo para o atual período de 2021/2024, lançou-se pela oposição e tem como vice na chapa o médico Dr. Grillo. Há apoio político também do PRD e PSDB que, antes, formavam a coligação Força da Gente que apoiava o ex-prefeito Juninho da Padaria que teve o registro de candidatura impugnado e saiu da corrida eleitoral.

Litoral terá reforço de guarda-vidas durante o verão

O litoral de São Paulo vai receber 600 guarda-vidas para reforçar a segurança de banhistas e aumentar a prevenção de afogamentos durante o verão, período que as cidades da região recebem centenas de milhares de turistas. A contratação foi autorizada pelo Governo de São Paulo e publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (4).

Neste verão, a contratação terá validade por um período de cinco meses, com início em novembro e se estendendo até março de 2025. A medida para reforçar a segurança de banhistas nas praias do litoral paulista é realizada anualmente pela corporação.

O Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) é o responsável pelo processo seletivo dos candidatos, que começa a partir das próximas semanas. Os interessados no cargo passam por provas de natação e, os que forem selecionados, iniciam um treinamento de três semanas antes de começarem efetivamente os trabalhos.

Conforme o capitão Maycon Cristo, do Corpo de Bombeiros, os quartéis do litoral fazem a divulgação das inscrições. Além das cidades litorâneas, guarda-vidas também serão deslocados para represas que costumam receber grande quantidade de banhistas no verão, como a Guarapiranga, em São Paulo.

Ainda segundo o bombeiro, essa contratação no período “é de extrema importância para a proteção dos turistas”. “É um período muito quente, às vezes de férias das crianças, então essas regiões recebem muitos banhistas e temos de fazer a nossa parte para prezar pela segurança deles”, mencionou.

Adolescente busca ajuda para nova cadeira de rodas

Aos 14 anos, Laisa Tatiane Oliveira Souza está em fase de desenvolvimento. Estudante do 9º ano da Escola Estadual Prof. João Baptista Negrão Filho e diagnosticada com paralisia cerebral, precisa urgentemente de uma nova cadeira de rodas.

A mãe da jovem, Jaciára Oliveira da Silva, explica que a filha precisa de uma nova cadeira, pois com seu crescimento, a que utiliza está pequena demais e chegando a machucá-la.

“Laisa está com 14 anos e segue crescendo. A cadeira que ela possui hoje já não é mais adequada ao seu tamanho e recentemente ela deu início à algumas práticas esportivas, então uma cadeira maior e motorizada é necessária. Ela precisa da cadeira para viver, ”, explicou.

A família precisa de ajuda da comunidade para conseguir realizar a compra da cadeira que Laisa necessita para se locomover e realizar sua atividades, como por exemplo, ir à escola.

CAMPANHA

“Organizamos uma vaquinha on-line, onde as pessoas poderem ajudar. Precisamos de R$ 8 mil, que é o valor da cadeira. Quem puder e quiser ajudar, pode fazer a doação onde a chave PIX é [email protected] ou mesmo mandar PIX através no CPF 06591524525, diretamente para Laisa Tatiane Oliveira Souza.

Acesse o link e vá direto para página da vaquinha.

Rio Claro tem baixa procura pela vacina contra a dengue

Em Rio Claro, a maioria das pessoas do público-alvo ainda não tomou a vacina contra a dengue. O imunizante está disponível no município desde o final de junho e protege contra os quatro sorotipos da doença. A vacinação é realizada exclusivamente em pessoas de 10 a 14 anos, conforme definido pelo Ministério da Saúde.

Levantamento divulgado nesta sexta-feira (4) pela Vigilância Epidemiológica aponta que apenas 916 pessoas da faixa etária tomaram a vacina, o que corresponde a 6% do público-alvo.

A Fundação Municipal de Saúde ressalta que a vacina é uma medida adicional importante para evitar novos casos de dengue e quem pertence ao público-alvo precisa ser imunizado.

A vacinação é de segunda a sexta-feira, a partir das 7h30, nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família. Nas unidades dos bairros Mãe Preta, Bonsucesso e Terra Nova a vacinação vai até as 18h30, e nas demais unidades de saúde do município a vacinação se encerra às 16h30.

Para tomar a vacina é necessário apresentar cartão SUS e carteira de vacina da criança ou adolescente, que também precisa estar acompanhado de responsável. A vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de 3 meses. No caso de pessoas que tiveram dengue, é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal.

Semana da Criança no Shopping Rio Claro tem teatro infantil e muitas brincadeiras

No mês das crianças, o Shopping Rio Claro preparou atividades gratuitas para os filhos dos clientes se divertirem. E o presente especial do centro de compras para os pequenos é a sessão de teatro infantil no feriado do dia 12 de outubro, que acontece na Praça de Alimentação a partir das 16h.

A programação se inicia no dia 5, com a Oficina Camping Day a partir das 15h, em frente a Polo Wear em sessões a cada hora até as 18h. Nos dias 10 e 11 de outubro, das 10h às 20h, tem Workshop Kids – Terrários e Mini Jardins com a Rota da Arte, e no dia 12, às 16h na Praça de Alimentação, tem sessão da peça “Uma aventura na savana”, uma história emocionante com produção da Loki. Finalizando a programação da Semana da Criança, no dia 19 os pequenos aprenderão a pintar um gatinho com a Damares Moraes, artista plástica especializada em retratar os pets em lindas pinturas.

“O Shopping Rio Claro irá comemorar com as famílias o Dia das Crianças com uma programação especial de atividades, com destaque para o teatro infantil “Uma aventura na savana”, baseada no filme O Rei Leão e que encanta as crianças e os adultos”, afirma Nancy Wanderley, Coordenadora de Marketing do Shopping Rio Claro.

SERVIÇO

Atividades da Semana da Criança

Dia 5/10: Oficina Camping Day

Horário: às 15h, 16h, 17h e 18h

Local: local: espaço em frente a Polo Wear

Inscrições: as vagas são limitadas e as inscrições são feitas no local antes das oficinas

Dias 10 e 11/10: Workshop Kids – Terrários e Mini Jardins com a Rota da Arte

Horário: das 10h às 22h

Local: próximo a Óticas Carol

Inscrições: as vagas são limitadas, e as inscrições são feitas pelo WhatsApp (19) 99739-3982

Dia 12/10: teatro infantil Uma Aventura na Savana

Horário: 16h

Local: Praça de Alimentação

Dia 19/10: pintura em tela para crianças “Pinte um gatinho”, com artista plástica Damares Moraes

Horário: das 15h às 16h30

Local: espaço Exposição Pigmenta Pets

Inscrições: pelo WhatsApp (19) 99674-019

Atividades gratuitas

Campanha do Dia das Crianças

Com o tema Criança 2024, o Shopping Rio Claro promove no período de 1º a 13 de outubro a Campanha do Dia das Crianças no sistema compre e ganhe, que premiará os clientes que fizerem suas compras com o brinquedo infantil ovo surpresa Choca Dino e Unicórnio Mágico. O estoque da promoção é limitado, e os clientes devem ficar atentos e não deixar de cadastrar os cupons fiscais das lojas participantes, no sistema da promoção.

Para participar da campanha é muito simples: juntando R$ 250,00 em compras nas lojas e quiosques participantes da promoção, o cliente tem direito a 1 brinde, limitado a 2 brindes por CPF. Os valores são cumulativos dentro do período da promoção e os brindes deverão ser retirados em local próprio no Shopping. As compras realizadas de segunda a quarta-feira terão o valor dobrado, com base na data de realização da compra. O cliente deve fazer seu cadastro no site promocaoshoppingrioclaro.com.br, criar o seu login e senha e depois vai colocando as notas fiscais. O sistema valida as notas e o cliente pode retirar no local, de acordo com disponibilidade do estoque.

VÍDEO: Reginaldo Breda e João Cerri falam sobre os preparativos do Velo Clube para o Paulistão

Na última sexta-feira (04), o Jornal de Esportes da Jovem Pan News recebeu Reginaldo Breda, presidente reeleito do Velo Clube, e João Carlos Cerri, presidente do Conselho do time. Durante a entrevista, ambos discutiram os preparativos para a disputa do Campeonato Paulista 2025, enfatizando as adequações em curso no Estádio Benitão, que buscam atender às exigências da Federação Paulista. Também abordaram a montagem de um elenco competitivo, revelando a alta expectativa em torno da temporada. A conversa destacou as estratégias do clube para garantir um desempenho de destaque e explorou os desafios e oportunidades que o Velo enfrenta em seu retorno à elite do futebol paulista.

Eleições 2024: confira dicas para votar com tranquilidade neste domingo

Antes de sair de casa, é fundamental separar documento oficial com foto, checar local de votação e seção eleitoral, além de fazer uma colinha com os números das candidaturas; horário da votação é das 8h às 17h

Mais de 34,4 milhões de pessoas vão às urnas nos 645 municípios do estado neste domingo (6) para escolher as candidatas e os candidatos aos cargos de prefeito e vereador. A votação do 1º turno das eleições municipais ocorre das 8h às 17h (horário de Brasília). A Justiça Eleitoral paulista orienta que, antes de sair de casa, as eleitoras e os eleitores separem um documento oficial com foto, preparem a colinha com os números de seus candidatos e consultem o local e a seção eleitoral para ter uma votação tranquila. Confira a seguir outras dicas para garantir o direito ao voto.
 

Voto obrigatório ou facultativo 

O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo para os analfabetos e os maiores de 70. Os jovens de 16 e 17 anos também têm o voto facultativo. Para poderem votar, é preciso que tenham tirado o título e ele esteja em situação regular.
 

Consulta ao local de votação 

É possível fazer a consulta ao local de votação na página de Autoatendimento Eleitoral (clicando na opção 8 e digitando o número do título, CPF ou o nome, além da data de nascimento e do nome da mãe) ou no aplicativo e-Título (disponível na opção “Onde votar”, situada na barra no fim da tela). Só será possível baixar ou atualizar a versão digital do e-Título nas lojas de aplicativos Google Play ou App Store até o sábado (5), véspera da votação. É importante que o eleitor conheça o número da sua seção eleitoral.
 

Documentos permitidos 

Para votar, basta apresentar um documento oficial com foto à mesa receptora de votos ou o aplicativo e-Título. No entanto, para se identificar apenas com o e-Título, é necessário que o app mostre a foto da eleitora ou do eleitor, o que só ocorre se a pessoa já tiver realizado o cadastramento biométrico — se a pessoa não tiver foto no seu perfil no aplicativo, é possível votar com outros documentos com foto. Entre os documentos aceitos para a votação estão RG, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os documentos digitais (RG e CNH) também são aceitos.
 

Pessoas sem biometria votam normalmente 

Cerca de 80% do eleitorado paulista possui biometria coletada e poderá liberar a urna com a impressão digital. Por outro lado, a Justiça Eleitoral firmou convênio com outros órgãos de identificação (IIRGD e Detran) para importar a biometria de mais de 4 milhões de pessoas para o sistema de votação, permitindo que esse grupo vote com a identificação biométrica, mesmo sem ter feito a coleta das digitais no cartório eleitoral. A Justiça Eleitoral tentará validar essas biometrias no dia da eleição no momento da votação. Se funcionarem, serão, oportunamente, incluídas no cadastro eleitoral. Quem não tem cadastro biométrico também poderá votar normalmente, bastando que apresente um documento oficial com foto.
 

Celular proibido na cabin

Antes de entrar na cabine de votação, a pessoa deve deixar o celular no local indicado pelos mesários. O uso do telefone móvel na cabine de votação, ainda que desligado, é vedado pela legislação eleitoral para garantir o sigilo do voto. Máquinas fotográficas e filmadoras também estão proibidas.
 

Colinha individual com números 

Para não perder tempo nem errar os números dos candidatos, a eleitora ou o eleitor pode levar uma colinha para a cabine de votação. A anotação é de uso individual e pode ser baixada para impressão neste link — mas também pode ser feita em qualquer pedaço de papel. Já os números das candidaturas podem ser conferidos nesta página.
 

Ordem de votação na urna 

Neste domingo, o primeiro voto é para vereadora ou vereador. São cinco dígitos. Os dois primeiros correspondem ao partido. É possível votar somente na legenda, se desejar. Os três números seguintes são os que identificam a candidata ou o candidato ao cargo. Depois, basta apertar a tecla “Confirma”. Na sequência, a urna pedirá o voto para prefeita ou prefeito, com dois dígitos. Após a confirmação, a tela do equipamento exibirá a palavra “FIM” seguida do tradicional “pirililili”.
 

Simulador de votação
Está disponível na página da Justiça Eleitoral um Simulador de Votação para quem quiser treinar o voto na urna eletrônica. Ao acessar, basta selecionar a opção ‘Votando no 1º Turno’ das eleições municipais e clicar na tecla ‘Confirma’ para iniciar a votação. Depois, é só escolher os números de vereadora ou vereador e confirmar, repetindo a operação para prefeita ou prefeito. O simulador tem caráter didático e pode ser usado várias vezes para o treinamento.
 

Preferência para votar
As pessoas com 80 anos ou mais têm prioridade absoluta na fila de votação. O atendimento prioritário também é válido para quem tem 60 anos ou mais, pessoas com deficiência, gestantes, com criança de colo e lactantes, entre outras. A legislação também garante prioridade aos acompanhantes. Caberá ao presidente da mesa verificar a necessidade do acompanhante e autorizar o ingresso dele na cabina de votação com a eleitora ou eleitor. O acompanhante deve se identificar perante à mesa receptora de votos.
 

Crime de boca de urna
No dia da eleição, as eleitoras e os eleitores podem manifestar sua preferência de forma individual e silenciosa por meio do uso de camisetas, bonés, broches e adesivos. A legislação proíbe, no entanto, fazer boca de urna ou tentar convencer um eleitor a votar em um candidato ou a não votar ou divulgar propaganda política. Também é vedada a concentração de pessoas com manifestação coletiva ou ruidosa, bem como a aglomeração portando vestuário padronizado, além do uso de alto-falantes, realização de comícios ou carreatas, distribuição de camisetas e oferecimento de alimentos ou transporte fora das situações permitidas pela Justiça Eleitoral.
 

Justificativa
Só poderá justificar a ausência, no dia da votação, quem estiver fora de sua cidade cadastrada como domicílio eleitoral. É possível fazer a justificativa pelo e-Título durante o período de votação, das 8h às 17h, ou presencialmente, nos locais de votação. Caso não apresente a justificativa no dia da votação, a eleitora ou o eleitor poderá justificar a ausência em até 60 dias após cada turno da votação por meio do e-Título, Sistema Justifica ou formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) — formato PDF, que deve ser entregue nos cartórios eleitorais. É necessário anexar documentação que comprove o motivo da ausência à eleição para análise da autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título. O prazo de 60 dias também é para o eleitor que estava no seu domicílio eleitoral e não votou por algum motivo justo.
 

Pessoas sem título ou com documento irregular
Quem não tem título eleitoral ou está com o título cancelado não deve procurar os locais de votação neste domingo. O cadastro eleitoral está fechado desde 8 de maio para a organização da votação, conforme determina a lei. As operações de emissão de título, atualização de dados e transferência de domicílio só serão retomadas em 5 de novembro. Até lá, quem está nessa situação pode solicitar a certidão circunstanciada, que atesta que o requerente não pode ser atendido no momento em razão do fechamento do cadastro. O documento não habilita o eleitor para votar.

Sábado e domingo de sol predominante em Rio Claro; mínima chance de chuva

O sábado (05) em Rio Claro será ensolarado, com predomínio de sol ao longo do dia. No início da manhã, observou-se uma leve névoa em alguns pontos, acompanhada de clima ameno e brisa fresca. A temperatura mínima registrada foi de 17°C, enquanto a máxima prevista é de 32°C. A chance de chuva é mínima, apenas 4%. A umidade relativa do ar oscilará entre 36% e 83%.

No domingo (06), o tempo continuará ensolarado, com algumas nuvens, e a probabilidade de chuva será ainda menor, de 1%. As temperaturas variarão entre 14°C e 33°C, e a umidade ficará entre 27% e 96%, segundo o portal Climatempo.

Bebê engasgado é salvo por policiais militares no Guanabara I

A ação rápida de uma equipe da Polícia Militar de Rio Claro salvou a vida de um bebê.
Durante patrulhamento os PMs receberam um chamado onde a informação era de que uma criança estava engasgada pelo bairro Jardim Guanabara I. Imediatamente a viatura foi até o endereço e os policiais encontraram o bebê desfalecido e com cianose (coloração azulada ou acinzentada da pele, decorrente de oxigenação insuficiente do sangue).

Foi dado início a manobra de Heimlich e com sucesso os policiais conseguiram reanimar o recém-nascido que na sequência foi encaminhado com a mãe até a UPA onde passou por exames e ficou em observação para se recuperar.