Antonio Archangelo
As ocorrências de impedimento da troca de hidrômetros em Rio Claro totalizaram 758 casos entre 2013 e 2014, conforme divulgou a assessoria de imprensa do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae). O impedimento pode resultar no corte de fornecimento de água, conforme revelou o Jornal Cidade nesta semana.
As queixas sobre aumento do valor das contas e testemunhos de hidrômetros que funcionam sem utilização da água levam a muitos usuários a evitarem a troca dos equipamentos, dando “oportunidade” para que a autarquia promova o corte do abastecimento.
“Foram feitos quatro cortes de fornecimento de água por impedimento de acesso para a troca de hidrômetros no período de novembro a dezembro de 2014. Geralmente os proprietários que, em primeiro momento, impedem a troca acabam permitindo a substituição dentro do prazo previsto na legislação, após o contato do Daae. Por isso a quantidade de cortes de água por impedimento de troca de hidrômetros é relativamente baixa, em comparação com o número de ocorrências registradas”, citou em nota.
“Vale lembrar que a suspensão no fornecimento de água segue estritamente o que determina a legislação vigente (Lei Federal nº 11.445/2007; a Resolução da ARES-PCJ nº 50 de 28 de fevereiro de 2014, em seu artigo 108, e o Decreto Municipal 8.461 de 21 de outubro de 2008). Os cortes são efetuados nas seguintes situações: por inadimplência do usuário do pagamento das tarifas e taxas e pela negativa de acesso ou imposição de obstáculo para a leitura do hidrômetro, manutenção ou substituição do equipamento”, recorda.
“Entre 2013 e 2014 foram 758 casos de impedimento de acesso para troca de hidrômetros. Somente entre novembro e dezembro do ano passado foram registradas 205 ocorrências de impedimentos com possibilidade de corte de água.
O Daae informa que, após o corte, a religação da água no imóvel somente é executada com a substituição do hidrômetro antigo por um novo. As equipes estão sempre uniformizadas e devidamente identificadas. Se o cliente tiver alguma dúvida sobre o procedimento, ele pode entrar em contato com o Daae através do telefone 3531-5200 (opção 1) de segunda a sábado das 7 às 19 horas”, conclui a nota.