Da Redação
O filme rio-clarense “Amor de Picadeiro”, produzido pelo Grupo Kino-Olho e recentemente premiado pelo Mapa Cultural Paulista 2014, foi selecionado para a competição Nacional da Mostra Curta Pará 2015. O evento ocorre de 22 a 24 de janeiro em Belém, no Pará.
Conforme João Paulo Miranda Maria, responsável pelo grupo, a seleção do filme competiu com 320 curtas inscritos, oriundos de todos os estados do Brasil e até realizados na Inglaterra, em Cuba, na França e nos Estados Unidos.
Amor de Picadeiro é mais uma realização do grupo Kino-Olho a partir do Edital Nacional Lab Cultura Viva para ser exibido em série televisiva na TVE e TV Brasil, em parceria com o Ponto de Cultura Novos Olhares, Ponto de Cultura Rio Claro, TV Cidade Livre, Cia. Tempero D’Alma de Artes Cênicas e Trupe Tá-Dá. A história do curta se passa num circo de interior, onde a mulher barbada, apaixonada pelo motoqueiro do globo da morte, vive o dilema de tirar ou não a sua barba.
“Os prêmios das Mostras Competitivas do Curta Pará serão definidos pelo Júri Oficial e Júri Popular, este por meio de votação do público participante nas sessões, com o objetivo de estimular a participação e formação de plateia para o cinema nacional. O Júri Oficial será formado por profissionais renomados da área do cinema e audiovisual”, explica João Paulo.
O Curta Pará é uma mostra de Cinema, de filmes curta-metragem, que tem como objetivo oferecer ao público acesso ao panorama do que está sendo produzido no Pará e nacionalmente. As sessões ocorrerão no Cine Olympia, em Belém/Pará, o cinema de rua mais antigo em funcionamento no Brasil.
Além de ser selecionado para a competição Nacional da Mostra Curta Pará 2015, o filme Amor de Picadeiro foi destaque também em outros festivais. A produção foi selecionada para o Prêmio FIESP/SESI-SP de Cinema 2014; foi exibido no FESTin 2014, realizado em Lisboa, Portugal; e ainda foi premiado no Mapa Cultural Paulista.