Adriel Arvolea
Que o clima está mais quente não é novidade para ninguém. Em 1994, em Rio Claro,as temperaturas mínimas atingiam -1,8ºC, segundo o Centro de Análise e Planejamento Ambiental (Ceapla) da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Na década de 90, temperaturas de 1ºC eram mais frequentes. Nos últimos anos, têm sido registradas mínimas entre 2ºC e 3ºC, mas que não duram mais de dois dias. Além disso, as chuvas estão mal distribuídas. Chove no início e final do ano, sendo que nos demais meses não haja precipitação.
Em 2014, foi o verão mais seco dos últimos 20 anos. O cenário climático está se repetindo em 2015. Com temperaturas atingindo a marca dos 35ºC ou mais, o jeito é buscar uma alternativa para minimizar os efeitos do calor.
Em lojas do Centro da cidade, a venda de ventiladores, aparelhos de ar condicionado e climatizadores se intensificaram logo no mês de novembro. Dentre os mais procurados, os portáteis de ar condicionado se destacam, devido à facilidade para deixá-los nos cômodos das casas. “O calor aumenta e a procura fica cada vez maior. Em dezembro a procura já foi grande e em janeiro aumentou”, comenta o gerente de uma loja, Bruno Daniel.
Outra alternativa são as piscinas. Dayse Lopes, gerente de loja, afirma que as vendas do produto cresceram 70% com o calor das últimas semanas. “Desde dezembro, a procura e a venda de piscina aumentaram consideravelmente em nosso estabelecimento. As pessoas estão, de alguma forma, tentando minimizar os efeitos desse intenso calor”, observa Dayse.
As piscinas infláveis de três mil e cinco mil litros são as mais vendidas. Nessa busca, famílias estão entre os principais clientes. “O perfil do consumidor é familiar. O jeito é se refrescar em casa junto aos filhos”, explica a gerente. Nessa linha de produto, os preços variam entre R$ 390 a 540,00. E o estoque está vendendo que ‘nem água’.
“Adquirimos, em dezembro de 2014, cerca de 15 piscinas para o nosso estoque. Nessa última semana, restavam apenas cinco unidades. A procura tem sido intensa e a piscina inflável acaba sendo uma ótima opção não só para se refrescar, mas como lazer. Além disso, é prática e acaba atendendo a todos nesses dias de calor intenso que faz na cidade”, conclui Dayse.