Em meio à pandemia de coronavírus, uma fake news com uma minuta de decreto sobre a obrigação do uso de máscaras causou desinformação e dúvidas na população do município de Rio Claro nesta quinta-feira (16).

“Isto não é verdade. Não assinamos nenhum decreto com este conteúdo. Recomendamos que as pessoas usem máscaras, mas não há decreto obrigando o uso e nem decisão sobre a distribuição de máscaras pela prefeitura, pois, no momento, não temos máscaras para serem distribuídas”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, acrescentando que a prioridade na distribuição de máscaras é para os profissionais de saúde.

O prefeito Juninho afirma que o assunto vem sendo discutido internamente, inclusive com pedidos de vereadores, mas sequer foi elaborada alguma minuta por parte do Poder Executivo. “Se encontrarmos alternativa, poderemos determinar o uso de máscaras, com critérios e prioridades”, destaca.

O prefeito Juninho ressalta que o município de Rio Claro tem feito vários investimentos financeiros no combate à pandemia, adquirindo equipamentos, testes rápidos e reorganização da estrutura das unidades de pronto atendimento (UPA) do Cervezão e do Bairro do Estádio.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Maurício Monteiro, o uso de máscaras ajuda a diminuir a possibilidade de contaminação pelo coronavírus e, portanto, as pessoas devem se proteger usando máscara. “Quem não encontrou máscaras para comprar em farmácia, pode confeccionar de tecido em casa ou comprar de alguém que tenha feito a máscara. Mas é importante que as pessoas sigam as orientações de uso, fazendo o manuseio e higienização correta da máscara de tecido”, afirma Monteiro.

ENTENDA

Em nota encaminhada ao JC, a bancada do Movimento Democrático Brasileiro – MDB na Câmara Municipal de Rio Claro esclarece que as informações repassadas nesta quinta-feira (16), sobre um “Decreto Municipal” que torna obrigatória a utilização de máscaras de proteção na cidade de Rio Claro não são verdadeiras. Assinam a nota os vereadores Maria do Carmo Guilherme, Hernani Leonhardt e Geraldo Luis de Moraes.

“O documento que foi compartilhado nas redes sociais e aplicativos de mensagens, não é de autoria do Prefeito Municipal e não foi redigido pelo Poder Executivo. Trata-se de uma MINUTA, que foi elaborada como SUGESTÃO pela bancada de vereadores do MDB, que nesta semana entregou ao Prefeito Municipal uma proposta que prevê o uso obrigatório de máscaras de proteção em estabelecimentos públicos e privados. A proposta tem como base outros municípios que já adotaram tal medida visando a prevenção ao COVID-19. A proposta inclui também a sugestão para que as máscaras sejam produzidas por costureiras autônomas do município de Rio Claro, através de uma parceria com o Fundo Social de Solidariedade e Secretaria do Desenvolvimento Social, e sejam entregues gratuitamente para a população. A bancada do MDB na Câmara Municipal de Rio Claro repudia veementemente qualquer tipo de fake news e se coloca a inteira disposição para esclarecimentos a respeito do fato e anseia para que o Poder Executivo acolha a proposta apresentada.”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.