Da Redação
As ações de combate à dengue continuam em Rio Claro. Nos últimos dias, os trabalhos foram intensificados para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti e conter a proliferação de casos, que já somam 1.270. Nesta terça-feira (24) as equipes de combate estarão no bairro Santa Elisa, que será nebulizado.
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, a nebulização será feita nas residências a partir das 8h30. Se chover, a operação será cancelada. Pessoas e animais devem ser retirados das casas para aplicação do produto. “É necessário que as pessoas permaneçam fora da casa por pelo menos 30 minutos”, explica.
A fundação esclarece que a nebulização substituiu o fumacê por sua eficácia em 90%, segundo comprovação científica. “O fumacê era realizado nas ruas com eficácia de apenas 40%, além de matar pássaros, plantas e provocar ou agravar doenças nas pessoas, principalmente em portadores de problemas pulmonares”, afirma.
Kátia Curado Nolasco, coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, informou que as equipes deverão ficar durante toda a semana no Santa Elisa. Depois seguirão para os bairros Bonsucesso e Novo Wenzel. A nebulização é feita onde há maior incidência de casos.
A população deve colaborar com trabalhos, eliminando os criadouros do mosquito, já que a maioria está dentro dos domicílios. Portanto, todo recipiente que possa acumular água para deve ser eliminado. Vale lembrar que Rio Claro já tem uma morte confirmada por dengue. Um homem de 72 anos morreu na zona rural em decorrência da doença.