Adriel Arvolea
Em fevereiro de 2015, o Jornal Cidade noticiou que uma boiada, com cerca de 40 animais, caminhava sobre os trilhos da linha férrea na região do Jardim Centenário-Maria Cristina. Naquele momento, um trem de carga seguia logo atrás. Como medida de segurança e para espantar os animais, o maquinista reduziu a velocidade e acionou sinal sonoro para evitar um acidente. De acordo com moradores, esse tipo de ocorrência é comum na região. Bois e cavalos, muitas vezes, circulam livremente na área da ferrovia. Agora, um outro flagrante foi registrado no mesmo local nessa semana. Crianças brincavam em cima de vagões em movimento, o que ressalta a problemática.
Para o vereador Juninho da Padaria (DEM), a expansão imobiliária no bairro tem contribuído para a insegurança da população às margens da ferrovia. “Após a construção do residencial ‘Sebastião dos Santos Lima’ -com 400 novas moradias, o número de pessoas no bairro praticamente triplicou e, ao mesmo tempo, não foram oferecidas condições para que as pessoas se deslocassem com maior rapidez e, principalmente, o mínimo de segurança. O viaduto que dá acesso ao bairro é muito antigo e não oferece as condições necessárias, tanto para carros quanto para pedestres”, enfatiza o legislador.
Além disso, a falta de opções de lazer para a comunidade incentiva os menores a encontrarem na linha férrea algum atrativo. “Muitas vezes, os pais dessas crianças saem para trabalhar e as deixam em casa, ociosas, uma vez que o bairro carece de atividades sociais esportivas. Com isso, aventuram-se nos trens em movimento sem se dar conta do risco de morte a que estão sujeitas no que seria apenas uma brincadeira”, observa.
Para o legislador, falta investimento público na região e, também, um trabalho intenso de conscientização de segurança junta à comunidade, por parte da empresa, a fim de evitar situações dessa natureza. Procurada, a Prefeitura de Rio Claro não comentou o caso, uma vez que a ALL é responsável pela linha férrea e, também, pelos trens e vagões que circulam pelo município, inclusive nas questões referentes à segurança envolvidas nesse tipo de transporte.
Já a concessionária que administra a linha férrea na região orienta a população a utilizar as passagens oficiais, que proporcionam mais segurança na travessia. “No local referido, há dois viadutos para passagens de veículos e pedestres, sendo na Avenida 9 e na Rua 6-JC”, ressalta. A empresa alerta, ainda, que pegar carona nos trens é uma atividade irregular, com risco de morte. “A empresa realiza frequentes campanhas de segurança e conscientização com o objetivo de combater essa prática ilegal e diminuir o risco de acidentes envolvendo veículos, pedestres e trens em cruzamentos onde há circulação ferroviária. Além disso, promove campanhas e palestras de segurança em escolas e em cruzamentos com a linha férrea da região”, conclui a ALL em nota.