Trecho da estrada entre Cordeirópolis e Cascalho. Duplicação da SP-316 é uma reivindicação antiga das cidades

Ednéia Silva

Trecho da estrada entre Cordeirópolis e Cascalho. Duplicação da SP-316 é uma reivindicação antiga das cidades
Trecho da estrada entre Cordeirópolis e Cascalho. Duplicação da SP-316 é uma reivindicação antiga das cidades

A população de Cordeirópolis, Rio Claro e Santa Gertrudes comemora finalmente o início da reforma da Rodovia Constante Peruchi (SP-316). Porém, algumas cobranças são feitas em relação ao projeto que não inclui acessos e passarelas, medidas sugeridas nas audiências públicas para discutir a proposta.

O assunto foi discutido pelo presidente da Câmara de Santa Gertrudes, vereador Marcelo Ferreira, no programa Jornal da Manhã, da Rádio Excelsior Jovem Pan nessa quarta-feira (25). Segundo ele, o projeto não prevê passarelas na altura de Santa Gertrudes, construção necessária visto que a estrada corta a cidade. Ele destacou ainda que a melhoria da estrada vai desafogar o trânsito da Rodovia Washington Luís e proporcionar mais segurança para os moradores que utilizam a estrada diariamente.

A inclusão de acessos no projeto é uma reivindicação do prefeito de Cordeirópolis, Amarildo Zorzo. O tema foi discutido em reunião na Diretoria de Engenharia do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) no início deste mês. A criação de acessos tinha sido solicitada em audiência pública realizada no município.

“Próximo a Vila Barbosa, por exemplo, reivindicamos a implantação de um dispositivo de acesso, tendo em vista que há projetos habitacionais para aquela região e também para atender os moradores, para que não precisem se deslocar muito para vir ao Centro da cidade ou voltar para o seu bairro”, explica.

Em nota, a assessoria de imprensa do DER informou que “a empresa vencedora da licitação para as obras de melhorias na SP-316 é a Conter Construções e Comércio S/A. O projeto prevê a restauração da pista, recapeamento e pavimentação dos acostamentos do km 157 ao km 176,58, com extensão de 19,58 quilômetros de melhorias, entre Cordeirópolis, Santa Gertrudes e Rio Claro, com investimento de R$ 52,6 milhões. A previsão do DER é que as obras e serviços sejam iniciados em abril, com prazo de execução de 12 meses”.

A Prefeitura de Santa Gertrudes destacou que o projeto foi desenvolvido pelo DER e apresentado em audiência pública em junho de 2013. Com relação a passarela, o prefeito Rogério Pascon informa que “nesse projeto não está inclusa e que está em tratativas com o governo do Estado para instalar uma passarela interligando os bairros Jardim Ipê e Jardim Parque Industrial”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.