Da Redação
Com toda a programação da Semana Santa ocorrendo, muitos acabam não refletindo sobre o significado de cada dia dentro do Catolicismo. O Papa Francisco explicou, durante a catequese de quarta-feira (1), alguns dos simbolismos amplamente divulgados.
A cerimônia de lavagem dos pés, por exemplo, exprime a humildade de Jesus Cristo, que se coloca como Filho de Deus que veio servir, não ser servido: “Se não nos aproximamos da santa Comunhão sem estar sinceramente dispostos a lavar os pés uns dos outros, não reconhecemos o Corpo do Senhor”, ressalta.
A celebração da Paixão na Sexta-feira estão relacionadas com a consumação da missão de Cristo na Terra. Neste Sábado de Aleluia, há o repouso de Cristo após o martírio – é quando se realiza a Vigília Pascal. Segundo o Papa Francisco, é ali que se renova a esperança: “Justamente naquela escuridão, Cristo acende o fogo do amor de Deus: uma centelha rompe a obscuridade e anuncia um início”, diz. A Páscoa, no domingo (5), marca a passagem da morte para a vida, a vitória da luz sobre as trevas, não apenas para Cristo, mas para seus seguidores.