Um suposto ‘fura-fila’ na vacinação contra a Covid-19 em Rio Claro, entre os vereadores da Câmara Municipal, foi motivo de bate-boca na sessão realizada nessa segunda-feira (5) no plenário do Poder Legislativo. A acusação veio por parte do vereador Luciano Bonsucesso (PL), que sugeriu – após defender que haja imunização aos próprios vereadores, por segundo ele estarem ‘na linha de frente’ – que já haveria legisladores vacinados.

“Tem vereador aqui que, na minha opinião, até tomou vacina. (…) Se a carapuça serviu que levante-se”, declarou Luciano. A afirmação fez com que os demais parlamentares reagissem.

Após fazer a declaração, a líder do Governo, Carol Gomes (Cidadania), negou a probabilidade da vacinação ter ocorrido entre os agentes políticos. Ainda, a vereadora pediu a responsabilização criminal à denúncia do colega Luciano, que inclusive também integra a base governista do prefeito Gustavo Perissinotto (PSD).

Outros vereadores também criticaram a declaração do colega Luciano e se colocaram à disposição para uma possível ‘bateria de exames’ para diagnosticar se os 19 vereadores foram ou não vacinados. O pedido oficial para notificação à Fundação Municipal de Saúde, a fim de promover os testes, veio pelo vice-presidente da Câmara, vereador Hernani Leonhardt (MDB).

O presidente José Pereira (PSD) chegou a sugerir a análise da lista de nomes dos vacinados junto à autarquia, no entanto, os próprios vereadores citaram que a melhor forma de comprovar o suposto ‘fura-fila’ é promovendo os exames. Um requerimento formal foi assinado durante a própria sessão por todos parlamentares em conjunto.

Além da líder Carol, Rafael Andreeta (PTB), Alessandro Almeida (Podemos), Adriano La Torre (PP), Geraldo Voluntário (MDB), Val Demarchi (DEM), Serginho Carnevale (DEM), Diego Gonzales (PSD), Thiago Yamamoto (PSD), Moisés Marques (PP), Paulo Guedes (PSDB), Vagner Baungartner (PSDB), Irander Augusto (Republicanos) e Júlio Lopes (PP) endossaram a necessidade da realização dos testes.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.