A Câmara Municipal promove nesta segunda-feira (26) a primeira oitiva da CPI da Vacina, que foi instalada recentemente para apurar denúncia de que vereadores teriam supostamente sido imunizados ilegalmente contra a Covid-19 em Rio Claro. Os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito terão início a partir das 14h30 e a reportagem do JC fará transmissão ao vivo pelo www.facebook.com/jcrioclaro.

A polêmica envolve a investigação da denúncia feita pelo vereador Luciano Bonsucesso (PL), no início deste mês, de que os próprios parlamentares teriam ‘furado’ a fila da vacinação, desrespeitando o Plano Nacional de Imunização que prevê a aplicação do imunizante por grupos prioritários e faixas etárias. Pela idade dos vereadores, até o momento da denúncia, nenhum deles poderia receber a vacina contra o coronavírus.

A oitiva desta segunda-feira será com a diretora de Vigilância em Saúde, da Fundação Municipal de Saúde, a infectologista Susi Berbert. Segundo o presidente da CPI, vereador Hernani Leonhardt (MDB), a médica prestará esclarecimentos sobre o processo de logística da vacinação, bem como informações sobre ser possível ou não detectar a vacina no organismo dos parlamentares através de exames.

“Precisamos entender duas questões centrais: se realmente pode haver ‘fura-fila’ no processo de cadastro de vacinação e também se existem testes ou exames que comprovem o imunizante no organismo da pessoa. A Drª Suzi é uma das profissionais mais gabaritadas da cidade, além de ser diretora da Fundação de Saúde. Por esse motivo, a CPI resolveu convidá-la”, afirma Leonhardt.

O vereador Adriano La Torre (Progressistas) é relator da CPI e os demais 16 vereadores, membros. O vereador denunciante, Luciano Bonsucesso, também deverá ser interrogado pela Comissão Parlamentar de Inquérito. Sua presença nos trabalhos está marcada para ocorrer na próxima semana, no dia 3 de maio, também segunda-feira.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.