O moderno e o clássico em contraste no cenário urbano. Em pleno século XXI, circula pelas vias de Rio Claro e região um veículo raríssimo desejado por colecionadores de antigos.

A bordo do protótipo de um charmoso Karmann-Ghia, ano 1968, o gerente de Recursos Humanos, Antonio Paulo Golim, realizou o sonho de ter o automóvel esportivo produzido pela Volkswagen.

Adquirido em julho de 2020, foi buscá-lo em Lavras, Minas Gerais, após dez meses de pesquisas pelo modelo. Na viagem de volta, o primeiro teste de mecânica foi aprovado, uma vez que o veículo rodou 450 quilômetros sem apresentar problemas.

“Fui com meu amigo Nelson, que trabalhou com funilaria e pintura, comprá-lo. Uma enorme satisfação poder adquirir esse esportivo. Estou feliz e até envaidecido, porque onde eu paro ele chama a atenção”, conta Golim.

Logo após a compra, teve início o processo de restauro do carro. Foram, aproximadamente, oito meses de trabalho especializado que envolveu troca de estofamento, funilaria e pintura, revisão completa e troca de acessórios por originais, entre outros serviços. “O mais trabalhoso é garimpar acessórios originais. Apesar da espera, o trabalho ficou incrível”, completa.

O gosto particular por autos antigos remete às lembranças da juventude e à época de faculdade, período em que ele e os amigos tinham contato com esses modelos. Inclusive, Golim tirou a carteira de habilitação num Fusca.

“Trata-se de um carro raro e almejado por aficionados de veículos antigos. Já tive um Fusca 1960 durante 15 anos e, no momento, além do Karmann-Ghia, tenho uma Kombi 74 ‘Corujinha’”, conta o gerente de RH.

O carro circula mais aos finais de semana e, futuramente com o fim da pandemia, irá integrar exposições de antigos. “Pelo menos uma vez na semana, utilizo-o para trabalhar. Os cuidados por ele são comuns a qualquer outro veículo, mas sempre com zelo e atenção ao dirigir”, explica.

Golim, também, se aventura sobre duas rodas. Dono de uma moto Harley-Davidson, cai na estrada junto da esposa Leila, que, ainda, o acompanha nas viagens de autos antigos. “Ela é a minha parceira, está sempre me apoiando”, reforça.

Golim é, ainda, integrante do Antigo Autoclube de Rio Claro e da Associação Aircooled Club Rio Claro (AC/RC). Tem, também, o sonho de adquirir um SP2 da Volkswagen, genuinamente brasileiro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia: