Adriel Arvolea
Thelvânio Henrique Trindade dos Santos tem 19 anos. É um jovem tranquilo, de fala mansa e articulada. Mas quando ‘encarna’ Theel Henrique nos ringues, sai da frente. Lutador de Muay thai, arte marcial de origem tailandesa, o atleta tem despontado na modalidade.
Pratica o esporte há três anos, sendo que há dois dedicou-se exaustivamente a aperfeiçoar o treino. Desde que compete, foram quatro lutas amadoras com três vitórias. A derrota ele desconsidera. “Por problemas familiares e por ter saído da dieta, passei mal na competição, com tontura, náuseas e falta de ar, e decidi parar”, relembra Henrique.
No último dia 16 de maio, participou do 1º Carseti Fight Cup (CFC), em Sorocaba. Mais uma disputa, mais uma vitória. O lutador competiu na categoria 75 quilos e venceu o adversário Lucas. “Era um atleta determinado, de boa envergadura. Com garra e empenho, levei mais essa vitória”, avalia.
Para chegar aos bons resultados, Henrique treina de seis a oito horas, de segunda a sábado. Começa com corrida, depois foca no Muay thai. À tarde, faz Cross Fit e Jiu-jítsu. Apesar de novo, o sonho é grande. “Quero lutar MMA – torneio de artes marciais mistas – e chegar ao UFC (Ultimate Fighting Championship)”, revela.
No Brasil, o UFC tornou-se popular com Anderson Silva, detentor da maior sequência de vitórias e de títulos defendidos na competição. Já venceu feras como Vítor Belfort, Dan Henderson, Forrest Griffin, Chael Sonnen e Rich Franklin, sendo considerado o melhor lutador da história.