De janeiro a julho de 2021, foram registradas 510 lesões corporais culposas por acidente de trânsito em Rio Claro, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Em igual período no ano passado, ocorreram 482.

A lesão corporal culposa por acidente de trânsito caracteriza-se por causar ofensa física ou à saúde de alguém por imperícia, imprudência ou negligência no trânsito.

Falta de atenção ao volante e inobservância às regras e à sinalização são os principais problemas verificados no trânsito da cidade. De acordo com capitão Socolowski, da Polícia Militar, em entrevista à Rádio Jovem Pan News de Rio Claro, foram aplicadas mais de 4.500 multas e apreendidos 860 veículos em apenas cinco meses na cidade.

“A maioria dos acidentes é por falha do condutor. Das multas aplicadas, lideram o uso de celular ao volante, a má conservação do veículo e avanço do sinal de Pare”, destaca a corporação.

Em caso de acidente com vítima, a PM se dirige ao local. Se for sem vítima, as partes envolvidas devem ir até ao plantão para registrar boletim de ocorrência.

Na tentativa de minimizar os impactos à segurança de pedestres e condutores, a Polícia Militar realiza ações de prevenção, orientando e reforçando os comportamentos dos motoristas. A seguir, confira dicas para o trânsito seguro:

– Efetue revisões periódicas no veículo;

– Não dirija após ingestão de bebidas alcoólicas;

– Sempre utilize cinto de segurança;

– Esteja atento à direção;

– Mantenha distância de segurança em regra de dois segundos do veículo da frente;

– Adapte a velocidade às condições de segurança;

– Evite freadas ou mudanças bruscas de direção;

– Não revide as provocações no trânsito.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Padre Jocelir será cremado e cinzas ficarão no Santuário

Chuvas marcam o dia em Rio Claro; temperaturas em ligeiro declínio

Falecimentos: confira a necrologia de 22/11/2024