(reprodução rede social)

Na sexta (10), o vereador Hernani Leonhardt acompanhou a ocorrência envolvendo um animal silvestre, que foi atropelado no meio da Rodovia Wilson Finardi, sentido Ipeúna. Tratava-se de uma jaguatirica filhote. “Infelizmente, o animal não resistiu aos ferimentos e quando as equipes chegaram já estava sem vida”, disse em publicação nas redes sociais.

Também na semana passada, uma onça-parda (macho), de aproximadamente três anos, foi resgatada às margens de uma estrada vicinal da Fazenda Campo Alto, no município de Araras. O animal estava ferido e muito provavelmente havia sido atropelado. A onça foi encaminhada à Associação Mata Ciliar, localizada em Jundiaí.

Cobras, lagartos, aves (seriema, corujas, gaviões), cachorro-do-mato, gato-do-mato, raposas, saguis, capivaras, gambás, lobos-guarás, por exemplo, passaram a aparecer com frequência nos centros urbanos devido ao desmatamento e destruição do seu habitat.

De acordo com o veterinário Dr. Gustavo Henrique Bonafé D’Ávila, da Clínica Bicho Solto, esse quadro os tornam mais vulneráveis e expostos, sendo susceptíveis a atropelamentos, ataques de animais domésticos e de ações causadas pelo homem, pois podem entrar nas residências e se machucarem, ferindo e até sendo feridos. “Essa exposição faz com que eles precisem procurar alimentos e refúgio, e acabam se aproximando cada vez mais dos centros urbanos”, conclui D’Ávila.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Padre Jocelir será cremado e cinzas ficarão no Santuário

Chuvas marcam o dia em Rio Claro; temperaturas em ligeiro declínio

Falecimentos: confira a necrologia de 22/11/2024