Adriel Arvolea
Na última quinta-feira (20), estudantes do quarto ano do curso de Engenharia Ambiental e da Ecologia, da Universidade Estadual Paulista, campus Rio Claro, visitaram uma Área de Preservação Permanente no Bonsucesso. Projeto de extensão supervisionado pela docente Vânia Rosolen, do Departamento de Petrologia e Metalogenia/Unesp, visa propor o zoneamento ambiental para recuperação da área degradada e implantar projeto de segurança alimentar (horta comunitária).
De acordo com Vânia, lixo, entulho, erosão e presença de gado foram alguns dos problemas observados na localidade nessa primeira visita. O que observamos no Bonsucesso não é exclusivo do bairro, pois ocorre em outros pontos da cidade de Rio Claro. Queremos propor ações ecológicas que valorizem a área e façam com que a comunidade envolvida se sinta atuante e presente, explica a professora.
Nas duas próximas quintas-feiras, o trabalho prossegue com o zoneamento do bairro, a implantação de técnicas de nucleação para a recuperação das áreas degradadas, coleta e análise do solo para avaliação da fertilidade e, posteriormente, projeto de implantação de hortas comunitárias. Se bem recebido e aceito pela comunidade do bairro, espera-se ampliar o projeto para as escolas, reforça Vânia.
A iniciativa conta com o apoio da Associação de Bairros Amigos Unidos pelo Mesmo Ideal Bonsucesso/Novo Wenzel, presidida por Luciano Feitosa. É uma iniciativa que tem nosso apoio e contamos com a colaboração da Unesp e seus profissionais para que esta área ameaçada possa servir como espaço de lazer, recreação e que a comunidade passe a respeitá-la mais, bem como o poder público, conclui o presidente.