De janeiro até a primeira quinzena de fevereiro deste ano, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro registrou 163 furtos de hidrômetros na cidade.
A situação tem preocupado a autarquia, já que durante todo o ano de 2021, foram registrados 95 furtos e a média dos últimos quatro anos é de 159,5 subtrações desse equipamento.
Dos 163 furtos em 2022, apenas seis foram em imóveis com ligação padronizada. Por isso, como forma de dificultar o furto dos hidrômetros, o Daae recomenda que os usuários façam a instalação da Caixa de Unidade de Medição de Água, que pode ser de chão, colocada no nível da calçada, ou as fixadas em parede previamente construída pelo proprietário, dentro de padrões determinados pela autarquia.
As ligações de água continuam sendo de total responsabilidade do Daae e desta forma, o consumidor deve solicitar a padronização na Central de Atendimento, pelo telefone 0800-505-5200, que atende 24 horas, telefones fixos e celulares ou pelo Whatsapp, no telefone (19) 9.9290-6424, que funciona das 8 às 18 horas em dias úteis.
“Ao ligar, o usuário será orientado sobre a compra e instalação das caixas padronizadas, que também possibilitam acesso à leitura dos hidrômetros”, ressalta o superintendente do Daae, Osmar Junior.
Em caso de furto, o consumidor deve imediatamente avisar ao Daae pelos telefones de atendimento para que uma equipe vá ao local consertar o vazamento.
Também é fundamental que o responsável do imóvel faça um Boletim de Ocorrência (BO) e com o documento em mãos, solicite a substituição do hidrômetro por furto na sede da autarquia ou por telefone.
O valor da troca do hidrômetro é de R$ 189,89, porém, quando o furto ocorre em caixas padronizadas de proteção (chão ou calçada), a reposição é de responsabilidade do Daae, sem custos ao usuário, desde que seja apresentado o BO.
Outra importante forma de combater o furto desses equipamentos é através de denúncias, que podem ser anônimas, feitas principalmente para a polícia.
“Estamos em contato com as autoridades policiais que estão trabalhando em ações que visam diminuir os casos de furtos de hidrômetro na cidade. Agradeço o empenho e dedicação pelos trabalhos que estão sendo realizados”, comenta o superintendente.
A venda das caixas padronizadas é feita por estabelecimentos homologados pela autarquia. A lista das lojas é passada durante a solicitação desse serviço. Lojistas interessados devem entrar em contato pelo e-mail [email protected].
O secretário municipal de Segurança, Rogério Guedes, lembra que a Guarda Civil Municipal vem fazendo vistorias nos comércios de sucatas do município para fiscalizar os espaços e orientar os proprietários. Lembra ainda que a GCM vem dando uma atenção especial ao assunto em suas rondas noturnas, serviços para os quais a Secretaria de Segurança solicitou o apoio da Polícia Militar. O Daae estabeleceu contato também com a Polícia Civil para ampliar as ações policiais.