Laura Tesseti
Comemorado em diversos países, o Dia Mundial do Skate não passou em branco na cidade de Rio Claro. Cerca de 200 apaixonados pela prática, e também por esse estilo de vida, saíram às ruas e, por cerca de três horas, passaram por diversos “picos” até chegarem ao Skatepark, no Lago Azul.
“Saímos da Galeria Skate Shop, localizada na Rua 2, e fomos passando em diversos pontos adequados para manobras e onde o pessoal costuma andar de skate. Seguimos até o Lago Azul e lá fizemos um pequeno campeonato para finalizar o dia de comemoração”, contou Felipe Fozzato, empresário, skatista e pioneiro da modalidade em Rio Claro.
O Dia Mundial do Skate é comemorado em 21 de junho, mas o “Go Skate Boarding Day” aqui foi realizado no dia 20. “Optamos por realizar um dia antes, pois no domingo conflitava com alguns outros acontecimentos”, explicou Fozzato.
Incentivando a prática
Além de fomentar a prática com atividades como essa, o empresário, juntamente com alguns companheiros de causa, dão aulas gratuitamente para pouco mais de 200 alunos na pista do Lago Azul, todo domingo de manhã. “Nossa primeira ideia era fazer o esporte crescer na cidade e ganhar visibilidade, mas percebemos com a escolinha o tamanho da diferença que fazemos na vida das pessoas”, disse.
O projeto começou independente e hoje segue com poucas mudanças. “Depois de um tempo, quando tudo estava acontecendo muito bem, a prefeitura municipal começou a nos dar um incentivo, assim consigo repassar uma ajuda de custo aos nossos instrutores, que no total são quatro”, explicou Fozzato.
Boa parte dos alunos que já estavam num nível um pouco acima na escolinha participou do “Go Skate Boarding Day”, no último dia 20. “Temos alunos de vários níveis, aqueles que não sabem nem remar ainda, como aqueles que já estão fazendo manobras. Os com mais prática participaram do nosso evento e foi incrível”, comemorou o skatista.
As aulas acontecem semanalmente, mas os eventos e campeonatos ocorrem de tempos em tempos, para que o pessoal possa entreter-se ainda mais com a prática do skate. “Tenho contatos em São Paulo, com o pessoal que vive o skate lá, costumo chamá-los para pequenos campeonatos aqui, organizamos sempre uma volta em algum ‘pico’ para a garotada conhecer, nunca ficamos mais de três semanas sem ter atividades diferenciadas com nossos alunos”, conta.
O empresário, idealizador e também instrutor da escolinha analisa a prática do esporte como fator importante na inclusão social. “Eu acompanho a evolução do skate em Rio Claro há muitos anos e isso é a prova de que é ferramenta de inclusão social. Para nós, o skate não é apenas um esporte, defendemos como nosso estilo de vida”, finalizou.
As inscrições para a escolinha ainda estão abertas e podem ser feitas na Rua 2, 1.325, no Centro.
Confira vídeo do “Go Skate Boarding Day” de Rio Claro, com todo o percurso e a participação dos skatistas do município!