O Centro Oncológico e de Diagnóstico Por Imagem da Santa Casa, cujo projeto foi apresentado na semana passada pela Prefeitura, parceira na iniciativa, significará um salto de qualidade para a saúde de Araras e região, segundo avaliação do gestor voluntário do hospital, o empresário Hildebrando Xavier de Sousa.

“Esse Centro vai beneficiar significativamente não só a população de Araras, mas também da região, tendo em vista que somos um hospital-referência SUS (Sistema Único de Saúde) para a própria cidade, e também para Leme, Pirassununga, Santa Cruz da Conceição e Conchal, e poderemos também atender pacientes de outros municípios”, comenta Xavier que, junto com o provedor Eduardo de Moraes e em colaboração com os integrantes da Irmandade de Misericórdia já firmou acordo estratégico para a construção e operação do Centro.

Localização privilegiada

O Centro Oncológico e de Diagnóstico Por Imagem será construído por um parceiro privado da Santa Casa em uma área de localização privilegiada, que vem sendo viabilizada pela Prefeitura de Araras.

O terreno, na verdade uma unificação de vários imóveis que a Prefeitura está desapropriando para doar à Santa Casa, fica na rua Coronel Justiniano, a poucos metros do hospital.

No total, a obra terá 2826 m2 de área construída, com dois pavimentos. No térreo, com 1526 m2, o projeto prevê a instalação da recepção, com espaço para 75 assentos, o “bunker”, área especial para abrigar um acelerador linear para realização de sessões de radioterapia, dependências para tomografia, ressonância magnética, ultrassom, Espaço Mulher, com mamotomia e mamografia, Espaço Homem, com colonoscopia e ainda, área específica para exames de endoscopia.

No primeiro pavimento, com 1300 m2, haverá outra recepção com 55 assentos, 16 consultórios multidisciplinares, 26 assentos de quimio-infusão e ainda 6 espaços individuais privativos.

“O projeto é de um equipamento muito completo, muito avançado, com uma estrutura realmente planejada para prestar um serviço de altíssima qualidade aos pacientes. E que será gerido também de uma forma muito eficiente, moderna e voltada para a eficiência e a qualidade de vida da população”, descreve Xavier. “Nosso parceiro que vai construir e operar o Centro é uma empresa altamente especializada e respeitada no país. Oportunamente faremos uma apresentação mais detalhada sobre eles”, complementa.

Terreno na Avenida Milton Severino voltará ao patrimônio da Prefeitura

Xavier enfatiza que a parceria com a Prefeitura de Araras para viabilizar esse Centro bem ao lado da Santa Casa envolveu entendimentos e negociações para que a antiga área antes destinada a um projeto parecido, e que já tinha sido doada ao hospital, retorne ao patrimônio do município.

“A Santa Casa vai receber em doação essa nova área no Centro. Estamos só aguardando a Prefeitura concluir os acordos e indenizações aos proprietários, na forma da lei. Então, quando esse processo estiver concluído, nós faremos a devolução daquela área anterior para a Prefeitura. O novo terreno será formalmente integrado ao patrimônio da Santa Casa e, aí sim, poderemos liberar nosso parceiro para começar imediatamente a construção”, explica. “Acredito que temos uma boa chance de contar com esse Centro no final de 2023”, prevê.

Acelerador linear

Xavier comenta também que estão em andamento articulações para garantir a aquisição de um acelerador linear para o novo Centro. “Tínhamos um convênio com o Ministério da Saúde com essa finalidade, mas por conta das mudanças no projeto e dessa nova realidade de fazermos um centro ainda mais completo, estamos articulando um novo convênio. A Prefeitura também já assumiu conosco o compromisso de ajudar, de forma que com apoio do município, de parlamentares federais que sempre nos apoiam e também do Ministério da Saúde, teremos o acelerador linear garantido para o momento certo de instalá-lo”, diz o gestor voluntário.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Padre Jocelir será cremado e cinzas ficarão no Santuário

Chuvas marcam o dia em Rio Claro; temperaturas em ligeiro declínio

Falecimentos: confira a necrologia de 22/11/2024