Devido ao roubo na semana passada na captação de água bruta do Ribeirão Claro, os bairros abastecidos sofrerão diminuição na pressão e consequentemente, momentos de interrupção no fornecimento de água nos próximos dias.

O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro segue trabalhando intensamente para que o impacto no fornecimento de água seja o mínimo possível. Na manhã de segunda-feira (11), fez a instalação de um transformador reserva para religar uma das bombas da captação, a substituição de parte do cabeamento elétrico e começou a fazer a limpeza das tubulações das bombas que estão em funcionamento.

A segurança também foi reforçada e segue com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil, que intensificaram as rondas no local.

De acordo com a equipe técnica do Daae, no roubo, foram levados grande parte da fiação elétrica e peças de dois, dos cinco equipamentos, que fazem o bombeamento da água para a ETA 1, ficando apenas três bombas em funcionamento, recebendo todo o fluxo da água do rio captada e o arraste com sujeira da superfície.

Com isso, a limpeza das tubulações que estão interligadas em cada bomba se torna mais frequente e para executar o serviço, é necessário desligá-las, diminuindo a captação, o que resulta na diminuição da pressão no momento do fornecimento de água para os bairros abastecidos.

“Este serviço está sendo feito em uma bomba por vez, mas mesmo assim, deve haver baixa pressão e momentos de interrupção no fornecimento de água em alguns bairros. Além do prejuízo estimado em cerca de R$ 500 mil, o roubo prejudicou bastante nosso trabalho de captação e de fornecimento de água para parte da cidade. Estamos trabalhando arduamente para que o abastecimento seja minimamente prejudicado e pedimos a compreensão da população neste momento”, comenta o diretor técnico do Daae, Denilson Massaferro Junior.

A captação de água bruta do Ribeirão Claro leva água até a Estação de Tratamento de Água (ETA 1), responsável pelo abastecimento de 40% da cidade, sendo, o distrito de Assistência e os bairros: Bela Vista, Cidade Nova, Vila Alemã, Santa Cruz, Santana, Centro, Cidade Jardim, Saúde, Copacabana, Bairro do Estádio, Cidade Claret, Vila do Rádio, Inocoop, Mirassol, Jardim Novo, Anhanguera, Jardim Kennedy, Jardim Donângela, Conduta, Jardim do Trevo, Nova Veneza, Vila Operária, Vila Paulista, Vila Santo Antônio, Vila Indaiá, Vila Aparecida, Vila do Horto, Consolação, Parque Flórida, São Benedito, Itapuã, bairro Olímpico, Porto Fino e bairros próximos.

A baixa pressão ocasiona o arraste de incrustações presente nas tubulações, o que pode resultar em casos pontuais de água escura, mesmo com descargas feitas na rede pelo Daae. Essa situação deve ser relatada para a Central de Atendimento da autarquia, pelo telefone 0800-505-5200, que atende 24 horas, telefones fixos e celulares, ou pelo Whatsapp, telefone (19) 9.9290-6424, que funciona das 8 às 18 horas em dias úteis.

O Daae ressalta a importância de a população ter caixa d’água em suas residências, o que diminui os transtornos em ocasiões de baixa pressão ou interrupção no fornecimento de água.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia: