Enquanto a série B terá início, a primeira fase da série A termina na manhã deste domingo

Matheus Pezzotti

Na quinta-feira (16), o JC publicou matéria a respeito da realização do Congresso Técnico da Supercopa Bandeirante. Este campeonato é organizado pela Comissão Organizadora do Campeonato Extra-Amador de Rio Claro (Cocearc), também chamada pelo seu presidente, Carlos Hara, de série Prata.

Com isso, tornou-se comum no meio futebolístico da cidade chamar o Amadorzão de série Ouro e o Torneio Amizade, de série Bronze. No discurso da matéria publicada, Hara falou sobre acessos e rebaixamentos e, no período da tarde de quinta-feira, a assessoria de imprensa da prefeitura enviou nota a respeito do início da série B do Campeonato Amador, com a participação de 24 equipes, no próximo domingo (19).

Segundo o informativo, “o campeonato será realizado pela Liga Municipal de Futebol (LMF), em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes” e que, segundo a secretaria, é a contribuição para realização de um sonho de muitas equipes em disputar um certame oficial.

Enquanto a série B terá início, a primeira fase da série A termina na manhã deste domingo
Enquanto a série B terá início, a primeira fase da série A termina na manhã deste domingo

Questionado sobre a elaboração desta segunda divisão do Amador, o presidente da LMF, Moacir Montezel Júnior, disse que primeiro esperaria que este campeonato, também chamado de Primeira Mega Copa Cidade Azul, fosse considerado oficial, demonstrando desconhecer o informativo enviado pela prefeitura. Após leitura do texto ao mandatário da Liga Municipal, Moacir deu seu parecer.

“Se a Secretaria Municipal de Esportes está legalizando este campeonato como série B do Amador, podemos fazer uma reunião em breve para que em 2016 tenha rebaixamento da série A para a série B. Foi pedida apenas ajuda da Liga Municipal para elaboração da tabela do campeonato. A única coisa que a entidade vai fazer tanto deste campeonato como da Supercopa Bandeirante é pagar a taxa de arbitragem para as equipes de Rio Claro. Isso já é acordado há muitos anos e vamos manter isso, dentro da verba anual que a Liga recebe. Para mim, a Copa Bandeirante nunca foi série B. É organizada por uma associação totalmente independente. Qualquer time que estiver dentro das exigências e filiado na Liga Municipal poderá disputar o Amador, porque o Amador nunca teve série Ouro, Prata e Bronze”, diz.

A nota da assessoria da prefeitura ainda informa que os jogos da série B do Amador serão disputados em rodada dupla e acontecerão aos domingos, nos campos de Itapé, Batovi, Ipiranga, Fluminense, Ajapi, nos distritais do XI de Julho e São Miguel e no Estádio Municipal de Santa Gertrudes.

E que, de acordo com lista da LMF, estão confirmadas as equipes: Força Jovem, 100% Guerreiros, Palmares, Unidos de Itapé, Mirassol, Arapiraca, Santa Elisa, Nova Esperança, Garotos da Farra, J.F., Cerâmica Cristofolleti, Itapé, Gaviões da Fiel, Ajapi, União Progresso, Terra Nova, Ribeirão Claro B, La Sica (de Santa Gertrudes), Atlético, Expressinho IX de Julho, Esporte Progresso, Unidos do Terra Nova, Assistência e Unidos da Mãe Preta.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Rio Claro FC apresenta equipe para Série A2

Ferraz vence o Bahia de Araraquara no duelo de campeões da região