O leite é a primeira alimentação humana e fonte de nutrientes para as funções biológicas, sendo considerado o melhor alimento para os bebês, por ter papel muito importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico.

O leite humano é um líquido complexo que contém carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais, substâncias imunocompetentes (imunoglobulina A, enzimas, interferon), além de fatores moduladores de crescimento. Devido à sua composição nutricional balanceada, é considerado um alimento completo e suficiente, inclusive em água, para atender às necessidades nutricionais da criança durante os seis primeiros meses de vida.

No último dia 19 foi celebrado o Dia Nacional e Mundial de Doação do Leite Humano e a Semana Nacional de Doação do Leite Humano.

Em Rio Claro, a Santa Casa de Misericórdia possui um banco de leite humano premiado. Ele fornece o alimento aos bebês prematuros internados no hospital e trabalha com a orientação da importância da amamentação e do leite humano para o crescimento e desenvolvimento dos recém-nascidos. O banco também coleta leite de doadoras da cidade, processa, pasteuriza e armazena adequadamente com todas as características ideais para o consumo.

Flávia Almeida é enfermeira do banco de leite e fala sobre a importância do trabalho. “Aqui realizamos todos os processos necessários e adequados após a doação. Nosso banco de leite é devidamente cadastrado e todos os profissionais preparados para o trabalho com o alimento e também em relação à orientação a lactantes. Orientamos sobre a forma de doar, oferecemos os frascos, fazemos a recolha nas casas e falamos sobre a importância do leite humano para os bebês”, pontua.

Tatiane do Nascimento Siqueira é mãe das três marias, Maria Clara, Maria Luiza e Maria Eduarda, e doadora.

“Recebi a orientação da Flávia e comecei a tirar o leite para minhas filhas, que nasceram no início do mês de abril. Depois percebi que poderia também doar e ajudar outros bebês que estão aqui precisando desse alimento tão precioso. É muito bom poder colaborar dessa forma”, finaliza a mãe.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia: