Sidney Navas
Para quem é cuidadoso não tem nada pior do que deixar seu veículo estacionado na rua e ao voltar encontrar riscos e amassados na lataria. Quando for a alguma festa ou então sair com os amigos procure um estacionamento de confiança para guardar seu ‘possante’
Ter seguro do carro não é o bastante para evitar aborrecimentos, haja vista, que não existem garantias efetivas contra uma série de imprevistos como, por exemplo, pequenos riscos e amassados na lataria. As corretoras de seguros levam em consideração fatores específicos que classificam os riscos que o condutor e o veículo estão sujeitos, e alguns deles não têm cobertura garantida pelas seguradoras. As empresas de seguro, normalmente criam bancos de dados sobre os riscos seguráveis que ocorrem em todas as partes do país. Os chamados riscos de colisão, incêndio, roubo ou furto de veículos, são aqueles classificados como seguráveis.
Eles ocorrem em quantidade expressiva e podem ser mensurados. Por outro lado, quando não há possibilidade de mensuração dos riscos ou a estatística é prejudicada pela baixa ocorrência, é comum que a seguradora torne esses eventos como não seguráveis no que diz respeito a inundações ou danos causados por distúrbios sociais ou algo do tipo. Pode procurar, mas dificilmente o motorista vai encontrar um seguro que o proteja de arranhões e demais danos desta natureza. Isso não existe, até mesmo porque o valor cobrado pela franquia (caso isso fosse possível) não compensaria ser pago pelo custo elevado se comparado a um processo de cristalização que acabaria com os riscos.
O comandante da Guarda Civil Municipal, Wlademir Walter, fala na via pública tudo pode acontecer, mas que a precaução nesses casos ajuda bastante, mas não é tudo. “Se puder deixe sempre o carro em estacionamentos privativos e cobertos e de sua confiança. Se não puder, o melhor a fazer é estacionar o veículo longe das aglomerações. Isso vai evitar que alguém encoste no automóvel danificando sua lataria. Os botões e adereços das roupas riscam a pintura. Todo cuidado é pouco, mas é claro que não existem garantias reais quanto a isso. Vale lembrar que, desocupados e pessoas mal intencionadas danificam a lataria dos carros dos outros por pura maldade. É uma pena”, diz o comandante da corporação.