Ednéia Silva
O temporal que atingiu Rio Claro na terça-feira (8) registrou a segunda maior rajada de vento do município, desde que as medições começaram a ser feitas pelo Ceapla (Centro de Análise e Planejamento Ambiental) da Unesp (Universidade Estadual Paulista). O vento atingiu 84 quilômetros por hora e causou uma série de estragos na cidade.
A informação foi divulgada pelo técnico da estação meteorológica do Ceapla, Carlo Burigo. De acordo com ele, o vendaval de terça-feira chegou a 23,3 metros por segundo atingindo velocidade de 84 km/h. Essa foi a segunda maior rajada registrada na cidade. A primeira aconteceu em 7 de fevereiro de 2011 com vento de 85 km/h a 23,6 m/s.
A Defesa Civil de Rio Claro registrou rajadas de 75 km/h. Burigo explica que os dados podem variar conforme o tipo de sensor de medição, a altura e se há edificações no entorno que possam criar barreiras para o vento, o que não acontece em campo aberto. A direção do vento também influi, sendo que a ventania de quarta-feira veio da direção noroeste.
Ventania à parte, a chuva foi bem-vinda para acabar com a seca. O volume de chuva superou as expectativas. Segundo Burigo, a precipitação acumulada nos dias 7, 8 e 9 soma 86,6 milímetros, bem maior que a média prevista para o mês de setembro, que é de 60 mm. Segundo Burigo, a chuva chegou com mais força na madrugada de terça, com um acumulado de 49 mm.
E a previsão é de mais chuva para esta quinta-feira (10) para Rio Claro e região. O dia deve ser nublado com curtos períodos de sol e possibilidade de ocorrer pancadas de chuva com trovoadas. A temperatura deve variar de 17ºC a 27ºC.
Nessa quarta-feira, a mínima registrada pela estação meteorológica do Ceapla foi de 16,6ºC e a máxima de 23,2ºC. Na próxima semana é possível que haja queda na temperatura por causa da aproximação de uma massa de ar frio.