Os outros atrativos da unidade permanecem funcionando normalmente. Em todo caso, é importante que os visitantes não interajam com os animais, mantendo distância
A Floresta Estadual “Edmundo Navarro de Andrade” recebeu a instalação de novas placas e cartazes que orientam os visitantes sobre os riscos de febre maculosa, transmitida por carrapatos. Há semanas que o jardim das palmeiras, defronte ao solar Navarro de Andrade, e ao lago está interditado para acesso dos turistas. Isso porque, naquele trecho, é comum a presença de animais que podem ser portadores do carrapato.
Em ação de parceria com o Setor de Educação e Formação do Centro de Controle de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde, visando à ampliação da conscientização da população sobre a prevenção à febre maculosa, os novos dispositivos foram instalados naquela região e também na entrada da antiga colônia ao lado do estacionamento da Feena.
“O jardim das palmeiras permanece fechado e diariamente o local é avaliado e a saúde dos animais que percorrem a área é avaliada. A reabertura se dará de forma gradual, em avaliações feitas em conjunto com a Zoonoses e a Saúde do município”, comunica a Fundação Florestal, gestora da unidade de conservação.
A instituição reforça que o fechamento do jardim das palmeiras é uma medida preventiva tomada por conta dos casos de febre maculosa registrados nas últimas semanas em Campinas, cidade próxima a Rio Claro, uma vez que este é o local da unidade em que concentra a maior circulação de fauna silvestre, como é o caso das capivaras. Os outros atrativos da unidade permanecem funcionando normalmente. Em todo caso, é importante que os visitantes não interajam com os animais, mantendo distanciamento seguro.