A retomada de uma parceria entre o Procon de Rio Claro e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Tribunal de Justiça deve agilizar a solução de eventuais problemas enfrentados por consumidores nas relações com fornecedores de produtos e serviços.
Nesta quinta-feira, durante entrevista ao Jornal da Manhã, na rádio Jovem Pan News, a diretora do Procon, Cátia Gabeloni, e Carlos Rogério Guolo, coordenador do Cejusc, falaram sobre a volta do convênio interrompido em 2018.
Os acordos não cumpridos das demandas levadas à conciliação passam a valer como títulos de execução judicial, o que evitará que o consumidor precise ajuizar uma ação praticamente da estaca zero.
Cejusc
De conflitos familiares a desacordos em compras e na contratação de serviços, as audiências no Cejusc oferecem agilidade e facilidade para o estabelecimento de acordos sem necessidade de processos na Justiça.
Para solicitar o agendamento de uma sessão de conciliação ou mediação, sem a necessidade de comparecer na unidade, o interessado deve encaminhar e-mail para [email protected] com um breve relato do conflito, além de seus dados completos e da outra parte, que será convidada para a tentativa de acordo. As demandas recebidas passam por uma triagem e o Cejusc designa a sessão e informa a data e os documentos necessários. Caso o problema apresentado não seja um conflito, a unidade fornece orientação e a questão é encaminhada para o órgão competente, como Procon e Defensoria Pública.