Sem poder andar por conta de uma doença degenerativa rara – a Ataxia de Friedreich, Jonathan Pancher Dietrich, morador da Vila Saibreiro, foi destaque no Jornal Cidade em agosto de 2022, quando contou os problemas que vinha enfrentando e pediu ajuda para comprar uma nova cadeira de rodas. O preço em média pesquisado dessa cadeira era de R$ 17 mil, valor que não cabia no orçamento da família, por isso uma campanha foi criada.

Na oportunidade, a mãe de Jonathan explicou que a cadeira de rodas que o filho usava já não atendia às necessidades: “Esta cadeira nós conseguimos há 12 anos para ele na prefeitura. Neste tempo ele cresceu, o físico mudou, a cadeira se desgastou e infelizmente não atende mais às necessidades. Tanto é que colocamos uma mochila nas costas dele para se manter preso devido ao problema na coluna (escoliose)”, relatou na época a mãe Tereza Dietrich.

Após um ano, Jonathan esta semana celebrou a conquista e compra da nova cadeira de rodas: “Quero agradecer a Deus que tem me sustentado com tudo que preciso; depois agradeço a minha família que tem sido a base e a minha namorada. Muito obrigado ao Jornal Cidade que, prontamente, aderiu à campanha para eu arrecadar o valor necessário. Graças a todos vocês, eu consegui ter a cadeira de rodas motorizada juntamente com os acessórios específicos para o meu corpo!”, declarou.

Sobre a doença

A Ataxia de Friedreich (também chamada AF ou FRDA) é uma doença hereditária que causa danos progressivos ao sistema nervoso. Pode resultar em fraqueza muscular, dificuldades na fala ou doenças cardíacas.

O primeiro sintoma é geralmente a dificuldade em caminhar, que piora gradualmente e pode se espalhar para os braços e o tronco. A perda de sensibilidade nas extremidades pode se espalhar para outras partes do corpo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Padre Jocelir será cremado e cinzas ficarão no Santuário

Chuvas marcam o dia em Rio Claro; temperaturas em ligeiro declínio

Falecimentos: confira a necrologia de 22/11/2024