Ednéia Silva
Mais uma vez os antigos prédios da Unesp no bairro Santana voltam a ser alvo de queixas por parte dos moradores da vizinhança. Os munícipes denunciam vários tipos de problemas, como incêndios, brigas entre os sem-teto e drogados, acúmulo de mato e lixo etc. Inseguros, os moradores pedem ajuda para resolver a situação.
Uma moradora que não quis se identificar conta que os prédios estão abandonados. Segundo ela, os imóveis tornaram-se abrigo para moradores de rua e usuários de drogas. “Quase todas as noites se ouvem gritarias e brigas”, comenta. No último fim de semana aconteceu nova briga no local e foi ateado fogo em uma das salas. Nessa segunda (26) um novo foco de incêndio foi registrado no local.
A munícipe conta que os moradores já reclamaram à prefeitura e pediram a retirada dessas pessoas do prédio, mas nada foi feito. A reclamante comenta que a população já sabe que os prédios serão reformados, mas também sabe que o processo é demorado e o problema demanda uma solução urgente.
Os referidos prédios foram cedidos pela Unesp para uso da prefeitura. São duas áreas, bem próximas uma da outra, que estão localizadas nas ruas 10 e 11, entre as avenidas 28 e 36. No local será instalado o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP). O prédio da Rua 11 com a Avenida 32 já está sendo reformado, mas os demais blocos estão fechados. São esses os alvos de queixas.
Questionada sobre o problema, a prefeitura informou que o IFSP pretende abrir licitação ainda neste ano para contratar uma empresa para construir um muro no trecho da área na Rua 11 ao longo das avenidas 32 e 34. A medida visa aumentar a segurança nessa faixa considerada uma das mais vulneráveis a invasões. “Esse trecho dá acesso a amplo terreno onde ficam cinco blocos do prédio e que hoje estão expostos ao uso indevido por terceiros”, explica.
Sobre a reforma dos blocos, a prefeitura disse que “o IFSP confirmou que o investimento integra o pacote do Ministério da Educação para expansão da rede federal de ensino. No momento, o IFSP aguarda pelas definições do governo federal sobre a liberação dos recursos que darão continuidade a esses investimentos”. O governo municipal conclui dizendo que a reforma do prédio da Rua 11 com a Avenida 32 está praticamente finalizada, faltando apenas fazer os ajustes finais no sistema elétrico. O IFSP também foi procurado, mas não deu retorno até o fechamento desta edição.