Foto: Divulgação/PMRC

Atendimento é diariamente das 7 às 19 horas

Rio Claro colocou em funcionamento nesta segunda-feira (6) o centro de atendimento a pacientes com dengue. Na manhã deste primeiro dia, até às 12 horas, o novo serviço atendeu 120 pacientes.

O novo centro de atendimento de saúde é voltado exclusivamente para pessoas com sintomas de dengue e funciona diariamente, incluindo finais de semana, das 7 às 19 horas, em prédio da Udam, na Rua 11, entre avenidas 30 e 32, Santana.

“Para facilitar o acesso dos pacientes, a prefeitura fez alteração no itinerário da linha Vila Olinda, que agora passa em frente ao centro especializado em atendimento dengue. Nos dias úteis, a partir das 6 horas, o ônibus sai da estação a cada 55 minutos”, destaca o prefeito Gustavo.

No centro de atendimento o paciente passa por triagem, acolhimento, atendimento médico e, se necessário recebe no local hidratação e medicação. A estrutura inclui também espaço para pacientes que precisem ficar em observação, ambulância e realização de exames laboratoriais.

“As pessoas com sintomas de dengue devem recorrer exclusivamente ao novo centro para atendimento. Em casos urgentes de outras doenças, o atendimento permanece nas UPAs”, explica Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

Na implantação do centro de atendimento o município conta com R$ 2 milhões devolvidos pela Câmara Municipal ao poder Executivo.

A comunidade também deve fazer a sua parte e é preciso redobrar os cuidados, o que inclui eliminar os recipientes e manter os quintais sempre em ordem, além de descartar corretamente os materiais. Também é fundamental para evitar novos casos da doença utilizar meios de evitar a picada do mosquito transmissor (telas, mosquiteiros, repelentes, inseticidas liberados para uso doméstico, vestimentas que não exponham a pele). As pessoas que estão diagnosticadas com dengue devem usar repelentes para que não passem o vírus para outras pessoas.

Mais em Dia a Dia:

Stazione Itália Brasil celebra 150 anos com várias programações

Evento aborda saúde da comunidade negra