Há duas semanas, por exemplo, apenas uma lactante fez a doação do leite em excesso. Estoques estão baixos

Os estoques dos Bancos de Leite têm como foco a segurança alimentar, levando aos bebês internados nas Unidades Neonatais o leite da própria mãe, e quando não é possível, o leite da doadora. Para os recém-nascidos internados, receber esse leite minimiza as intercorrências e sequelas da prematuridade, como enterocolite, broncodisplasia pulmonar e retinopatia da prematuridade, além de reduzir o risco de morte, sendo que o nascimento prematuro é uma das principais causas de mortalidade infantil.

Em uma sala dentro da Santa Casa de Rio Claro esse importante trabalho é realizado, mas ao abrir os freezers uma preocupante realidade é vista: os estoques estão muito abaixo do necessário. “Há duas semanas estávamos apenas com uma doadora. Nos últimos dias aumentamos para três doadoras, mas o ideal mesmo é que tivéssemos de cinco a oito doadoras semanais porque os nossos prematuros não podem esperar, todos se alimentam do leite materno, sem ser o artificial, desde que o Banco foi criado há 20 anos”, explica Denise da Silva Lopes, médica pediatra e coordenadora do Banco de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro.

Doutora Denise ainda explica que o processo é bem simples e não vai gerar nenhum custo para a doadora: “Basta entrar em contato com a gente de segunda a sexta-feira das 7 da manhã às 12h30 através dos telefones (19)3535-7024 ou (19) 99897-5994 (WhatsApp). A partir dessa manifestação nós enviamos a funcionária do Banco de Leite até a residência com o kit para a doação composto por máscara, gorro e frascos esterilizados. Essa mãe vai receber todas as informações necessárias para ela ordenhar o leite excedente, guardar no freezer e na semana seguinte fazer a doação onde iremos passar recolhendo. O único trabalho mesmo é ordenhar, mas sem dúvida é recompensante pois esta doadora está realizando um gesto de amor para bebês e também para mães que não estão podendo amamentar”, pontua.

Importante

Pada doar a mãe precisa estar com todos os exames em dia (prazo de 6 meses), não ser fumante, não fazer uso de bebida alcoólica e não estar usando nenhuma droga ilícita. Quem está com dengue, resfriada, pode continuar amamentando o filho, mas para doar o leite o indicado é se recuperar primeiro. Além de Rio Claro, as doações podem ser feitas por lactantes das cidades de Santa Gertrudes e Ipeúna.

FIQUE POR DENTRO

O leite é a primeira alimentação humana e fonte de nutrientes para as funções biológicas, sendo considerado o melhor alimento para os bebês, por ter papel muito importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico.

É um líquido complexo que contém carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais, substâncias imunocompetentes (imunoglobulina A, enzimas, interferon), além de fatores moduladores de crescimento. Devido à sua composição nutricional balanceada, é considerado um alimento completo e suficiente, inclusive em água, para atender às necessidades nutricionais da criança durante os seis primeiros meses de vida.

SEJA UMA DOADORA E AJUDE O BANCO DE LEITE DA SANTA CASA DE RIO CLARO: Telefones (19)3535-7024 ou (19) 99897-5994 – Segunda A sexta-feira das 7h às 12h30

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Padre Jocelir será cremado e cinzas ficarão no Santuário

Chuvas marcam o dia em Rio Claro; temperaturas em ligeiro declínio

Falecimentos: confira a necrologia de 22/11/2024