Ednéia Silva

A Prefeitura de Rio Claro deverá assumir o prédio da Sociedade Philarmônica Rio-clarense que fica no cruzamento da Rua 5 com a Avenida 5, região central da cidade. O governo municipal enviou à Câmara um projeto de lei que autoriza o município a firmar convênio com a diretoria da entidade assumindo o controle do imóvel por 30 anos.

O anúncio foi feito nessa segunda-feira (30) pelo prefeito Du Altimari no programa Jornal da Manhã da Rádio Excelsior Jovem Pan. De acordo com ele, a diretoria da Philarmônica abriu mão do prédio em favor da prefeitura. Agora só depende da aprovação dos vereadores para que o convênio seja formalizado. Altimari disse que a ideia é criar um centro de cultura no local e recuperar um imóvel pertencente à entidade social mais antiga do município.

Prédio da Philarmônica fica na Rua 5 com a Avenida 5, no Centro
Prédio da Philarmônica fica na Rua 5 com a Avenida 5, no Centro

Atualmente, o prédio está interditado. A nova Phila já tem diretoria presidida pelo jornalista Paulo Jodate David. Ele explica que o interior do prédio está em péssimas condições e precisa ser reformado. Além disso, o prédio possui dívidas com a prefeitura e o Daae. Em entrevista anterior ao JC, foi divulgado que para reformar o prédio e pagar as dívidas seriam necessários de R$ 2 a R$ 3 milhões.

Jodate comenta que o objetivo é preservar o prédio e resgatar a sociedade que tem importância histórica para a cidade. Assim, a Phila voltará a ter bailes, apresentações e eventos. Tão logo o projeto de lei seja aprovado pela Câmara, o contrato será assinado e os preparativos para a recuperação da entidade serão iniciados.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Falta d’água provoca queixas em três bairros

Escola Odilon volta a registrar casos de violência entre alunos