As condições meteorológicas em Rio Claro permanecem estáveis, com céu claro e poucas nuvens. A umidade continua baixa, especialmente durante a tarde, e não há previsão de chuva devido à atuação de uma massa de ar seco.
O último registro de precipitação ocorreu em 10 de junho, com um acumulado de 19,1 mm até o momento, abaixo da média esperada de 24,8 mm para o período. O acumulado anual esperado é de 1.442,6 mm, mas até agora, apenas 586,4 mm foram registrados, representando menos da metade do volume previsto.
De acordo com a plataforma Alerta-Secas, disponível no site do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), Rio Claro enfrenta uma condição de seca extrema. Essa classificação é baseada no déficit de chuva, umidade do solo e condições da vegetação nos últimos seis meses. A situação pode se agravar, mantendo a região em estado de alerta e exigindo ações estratégicas para minimizar os impactos, especialmente no que diz respeito ao risco de incêndios.
A temperatura mínima registrada hoje (25) no campus da Unesp foi de 8,7°C, e a máxima prevista é de 30°C. As informações são da estação Ceapla-Unesp, prefeitura de Rio Claro e CEMADEN.