ÁGUA POR TODOS OS LADOS: temporal provocou inundações na zona rural da cidade

Sidney Navas

Os moradores do bairro do Sobrado, na zona rural do município, estão completamente ilhados e não podem mais sair de suas propriedades, depois que o nível do Rio Corumbataí subiu, inundando todas as imediações, em razão dos temporais que vêm atingindo Rio Claro nos últimos dias. Os sitiantes estão muito preocupados, haja vista que mais chuvas estão previstas.

Gisele Dalposso é uma dessas pessoas. “Não precisa chover tão forte assim para o rio transbordar, mas não como dessa vez. A Estrada do Sobrado, que é um dos acessos usados por todos nós, é tomada pela água a cada nova chuva. Isso sem contar que a falta de pavimentação prejudica ainda mais a nossa vida”, lembra a mulher.

ÁGUA POR TODOS OS LADOS: temporal provocou inundações na zona rural da cidade
ÁGUA POR TODOS OS LADOS: temporal provocou inundações na zona rural da cidade

Sua vizinha, Eunice Palmeira de Almeida, fala que se encontra numa situação bem delicada. “O volume do rio já vinha aumentando, mas tudo fugiu de controle já que a chuvarada não para e deve se intensificar”, comenta. A entrada do seu sítio está irreconhecível e o volume de água também invadiu a sua residência, provocando prejuízos. “Perdi alguns móveis mais uma vez e o pior é que não há garantias de que ocorrências do tipo não voltem a acontecer. Estou preocupada demais”, completa.

Ela lembra também que, além dos estragos, esse ‘aguaceiro’ todo traz doenças. “Estamos receosos com a presença de cobras por aqui. Isso já acontece com certa frequência por se tratar de uma área rural, mas com essa chuva elas aparecem ainda mais”, frisa a mulher. Até mesmo quem não reside nas imediações foi pego de surpresa.

José Antônio estava a caminho da casa de uma amiga, mas quando encontrou esse cenário preferiu não se arriscar e voltou para trás. “Não vou tentar seguir adiante. Isso é loucura e certamente me trará muita dor de cabeça e gastos extras. Minha motocicleta de pequeno porte não vai conseguir transpor essa barreira de água, nem adianta”, comentou o rapaz que alega nunca ter visto o rio tão cheio daquele jeito.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.