Devido à queda nas temperaturas, a prefeitura municipal de Rio Claro ampliou o serviço de acolhimento para pessoas em situação de rua, com mais 50 vagas na Avenida 5, 1415, no Jardim Claret. No local, que é aberto todos os dias às 18 horas, é possível tomar banho, fazer refeições e passar a noite. Existem regras a serem seguidas e o objetivo é acolher esta população até o dia 31 de agosto.
A cidade de Rio Claro também possui serviço de acolhimento que acontece ao longo de todo o ano na Casa “São Pio”, uma casa de passagem localizada na Rua 6, 1318, no Centro, realizada pela Associação Luz do Mundo, vinculada ao poder público por um Termo de Colaboração e funciona 24 horas por dia.
Débora Xavier de Camargo Schlitler é psicóloga por formação e Chefe da Divisão de Proteção Social Especial da prefeitura de Rio Claro e explica os serviços oferecidos pelo município em busca do resgate da dignidade da pessoa em situação de rua.
“A Casa Pio é uma casa de passagem onde fazemos os encaminhamentos para pessoas em situação de rua. Podem ficar lá, tomar banho, pernoitar, participar de oficinas, receber trabalhos psicossociais e retorno à família, se necessário, e possivelmente uma passagem para o município de origem. É um serviço ininterrupto que temos ao longo do ano, durante muitos anos, e atualmente, por conta da frente fria, temos esse serviço de acolhimento para pessoas que não querem fazer parte da casa, mas que podem pernoitar no local para não ficar no frio”, conta a profissional.
E segue: “Temos 50 vagas neste espaço na Avenida 50, que é aberto às 18 horas, tomam banho, jantam e vão dormir. No dia seguinte, acordam, tomam café e seguem sua rotina normal, que não é na casa, pois o espaço é fechado e limpo para ser aberto novamente a partir das 18 horas.”
ABORDAGENS
A prefeitura realiza abordagens através das equipes profissionais do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social. Segundo a psicóloga, o primeiro encaminhamento é feito para a Casa Pio. Caso não haja vaga e a pessoa queira ser acolhida, é informado sobre o espaço na Avenida 5, que também possui 50 vagas por noite.
“Não temos um nome para este serviço, falamos que é um serviço de calamidade por conta das frentes frias, é um prédio cedido para que pudéssemos passar este tempo de junho até 31 de agosto”, explica.
AJUDA
“Pedimos para que as pessoas falem do serviço, principalmente da Casa Pio, da Associação Luz do Mundo, pois é o primeiro passo, e caso não haja vaga, é encaminhado para o outro espaço. Caso a população queira contribuir, é possível ajudar a Casa Pio entrando diretamente em contato no local ou entregando cobertores e agasalhos na Avenida 5, 1415, no Jardim Claret”, fala Débora.
Munícipes que observarem pessoas em situação de rua podem fazer contato diretamente com a Associação Luz do Mundo pelo telefone (19) 9.7130-5502. O serviço é ininterrupto e atende 24 horas por dia. Também é possível contatar o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social pelos números (19) 3532-6579 ou WhatsApp (19) 9.9387.7340, de segunda a sexta-feira, das 8 as 22 horas e, aos finais de semana e feriados, das 10 as 22 horas.
O Seas, além de sua sede administrativa localizada na Avenida 01, 739 (Centro), também conta com uma sede de apoio no Terminal Rodoviário de Rio Claro, com o objetivo de identificar as pessoas em situação de rua que chegam ao município e ofertar os encaminhamentos e atendimentos necessários.
DIGNIDADE
A cidade de Rio Claro trabalha há tempos com pessoas em situação de rua e, atualmente, assumiu de forma direta pelo funcionalismo público, com o objetivo de focar na dignidade humana.
“Precisamos trabalhar para que essa pessoa seja novamente integrada. Trabalhamos com educadores sociais, psicólogos, assistentes sociais, temos a parceria com a casa de acolhimento, para que a pessoa se sinta inserida na sociedade, pois a pessoa que está em situação de rua perde sua identidade, não se reconhece pertencente, então acabam se juntando num grupo e não se sentem mais pertencentes”, explica.
PARCEIROS
E quem pensa que os animais não têm lugar, eles têm sim! A parceria tanto com a Casa São Pio como no serviço temporário durante o inverno, que segue até o dia 31 de agosto, traz, além do acolhimento às pessoas em situação de rua, o acolhimento extensivo aos seus animais de estimação. Em muitos casos, essas pessoas deixavam de aceitar o encaminhamento à casa de passagem por não ser permitida a presença de animais, uma situação que agora foi resolvida.
SERVIÇO
Casa “São Pio” – Rua 6, 1318, no Centro
Serviço de acolhimento no Inverno – Avenida 5, 1415, no Jardim Claret