O quiz “Minha Vida sem Nicotina”, Programa Estadual de Controle do Tabagismo, está disponível no aplicativo para celulares Android e IOS

Ferramenta gratuita realiza teste para avaliar o nível de dependência à nicotina e indica rede de tratamento mais próxima

O Governo de São Paulo ampliou a oferta de serviços digitais disponíveis à população de São Paulo. A partir de agora, a Secretaria de Estado da Saúde vai facilitar a vida de quem tem o hábito do tabagismo e deseja parar de fumar por meio de um novo recurso incorporado ao aplicativo do Poupatempo.

O quiz “Minha Vida sem Nicotina”, Programa Estadual de Controle do Tabagismo, está disponível no aplicativo para celulares Android e IOS. O fumante consegue realizar um teste para avaliar o nível de dependência à nicotina, medido pelo Teste de Fagerström.

Com base no resultado, o programa indica a rede de tratamento mais próxima para todos os usuários de tabaco ou qualquer outra forma de substância com nicotina, incluindo, cigarrilhas, charutos, fumo mascado, narguilé e os cigarros eletrônicos.

“O programa é uma ampliação do projeto em Saúde Digital que visa otimizar o acesso e as informações dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), sobretudo, para uma causa que requer extrema atenção e conscientização dos malefícios, como o tabagismo”, ressalta Maria Cristina Balestrin, coordenadora de Saúde Digital da SES.

Somente no estado de São Paulo, no período de janeiro de 2023 a junho deste ano, foram registradas 9.815 internações via SUS por câncer dos brônquios e pulmões e 4.002 por câncer de laringe, umas das doenças relacionadas ao tabagismo, juntamente com os cânceres de lábio, faringe e esôfago.

Tratamento pelo SUS

O SUS oferece tratamento gratuito na Atenção Primária e em Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Adultos (Caps AD) para quem deseja parar de fumar. Para ter acesso, é necessário levar um documento com identidade a uma UBS e se inscrever no Programa Cessação de Tabagismo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.