Já o número de solicitações para averiguações chegou a 713 até agora, segundo as informações oficiais do poder público

A Guarda Civil Municipal consolidou um importante trabalho no município de Rio Claro com a Patrulha de Proteção Animal. Somente neste ano de 2024 foram recebidas 713 denúncias de maus-tratos contra animais e constatado o maus-tratos em 121 casos.

Na situação mais recente, na segunda-feira (9), dois cães debilitados, com escore corporal baixo, costelas aparentes e com infestação de carrapatos foram resgatados no Jardim Novo I. Os tutores deixavam os animais em local insalubre e sem tratamento como constatou uma médica veterinária.

Se por um lado esses animais de pequeno, médio e até mesmo grande porte ganham uma nova oportunidade, por outro, um serviço acaba tendo uma sobrecarga já que todos os resgatados são levados para o Canil Municipal que por si só já tem uma população que precisa ganhar uma oportunidade mas com a adoção responsável e consciente.

Atualmente são 201 cães, 50 gatos e três cavalos que vivem no local instalado no Distrito Industrial de Rio Claro. Para realizar a adoção, todos na casa que irá receber o animal precisam estar de acordo. Os tutores devem oferecer os cuidados básicos para o animal (hidratação, alimentação, higienização e manter consultas regulares em médicos veterinário).

A casa precisa ser sem escape e ter local coberto para o animal ficar abrigado das condições climáticas. Todos os animais adotados no canil são liberados, castrados, chipados, vacinados, vermifugados e com exames atualizados atestando o estado de saúde do animal. O Canil Municipal está aberto para visitação de segunda a sexta das 8 às 17h e aos sábados, domingos e feriados das 8 às 12h.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Associação pede ajuda para realizar festa de Natal

Matriz de S. J. Batista tem concerto de Natal na segunda (23)